Mulheres e idosos aumentam suas participações na renda das famílias


Estrutura familiar vem mudando na relação "homem provedor versus mulher cuidadora", diz Ipea
SÃO PAULO – A participação da mulher na renda das famílias do Brasil aumentou, conforme dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) em seu relatório “Tendências demográficas mostradas pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2011”. O salto de participação da mulher na renda das famílias foi de 30,1% em 1992 para 41,5% em 2011. Já quando pesquisada a relação das mulheres casadas, o porcentual da renda da família que a mulher contribui passou de 39,1% para 66,3%.

O Ipea diz que apesar da contribuição feminina ter crescido, ela ainda continua como provedora do cuidado doméstico, mesmo estando na condição de ocupada. “A família brasileira está mudando e a mulher é uma das grandes responsáveis por isso e vem ocorrendo uma revolução na relação homem provedor versus mulher cuidadora”, concluiu o relatório.Mulher e idosa
Idosos
Já o porcentual da renda dos beneficiários de seguridade social (previdência urbana, previdência rural, assistência social e pensões por morte) ficou em 64,5% da renda dos domicílios onde residem.

A porcentagem da renda de seguridade social já corresponde a 19,4% da renda dos brasileiros, num total mensal de R$ 28,5 bilhões. Em 2011, 76% da população idosa brasileira recebia benefícios da seguridade social - aproximadamente 15 milhões de idosos.

Comentários