GAME: Wii - uma ajuda aos idosos


Wii: uma ajuda aos idosos


Um grupo de pesquisadores do Centro para Pesquisa de Envelhecimento e Desenvolvimento da Irlanda (CADI), decidiu colocar à prova aqueles comerciais cheio de idosos felizes jogando Wii, aparentemente livres da artrite, dores nas costas e uma maratona cheia de remédios. O resultado é animador, e surge como a desculpa perfeita para presentear seu avó com o simpático console da Nintendo.

Para chegar à conclusão de que o Wii ajuda idosos fisicamente, principalmente no equilíbrio e na resistência a caminhadas, os pesquisadores de Dublin e Belfast, liderados pela professora Cathy Craig, utilizaram o periférico Balance Board e um jogo projetado por eles. Segundo a equipe, o conjunto ajudou os idosos em a obterem "melhorias significativas" em relação às cobaias que não utilizaram o Wii.

A principal dessas "melhorias" diminui drasticamente a possibilidade de quedas, principalmente as graves, o que aumenta a qualidade de vida de idosos. Anualmente, na Irlanda, uma média de 300 idosos morrem em consequência de quedas. Outros 400 sofrem algum tipo de debilidade após caírem.

"Melhorar o equilíbrio e caminhada pode desempenhar um papel importante em ajudar as pessoas mais velhas, evitar quedas e lesões, bem como melhorar a sua confiança e mobilidade", aponta a professora Craig. "Os jogos projetados para desenvolver um melhor equilíbrio nesta pesquisa foram formuladas com as pessoas mais velhas em mente. Idosos que jogaram os games apresentaram melhora do equilíbrio estático e dinâmico".

Comentários