Exercícios e dieta previnem a sarcopenia, doença que atinge os idosos e provoca a perda muscular


A perda muscular faz parte do envelhecimento. Em algumas pessoas, porém, esse processo — que começa por volta dos 40 anos — acontece de forma muito acelerada, diminuindo a qualidade de vida, em especial dos idosos. Esse é o principal sintoma da sarcopenia, uma doença normalmente associada à outro problema, a osteoporose.

— O idoso começa a perder a capacidade de locomoção, a segurança para subir a escada, o desempenho na vida social. É importante diagnosticar precocemente para tratar as causas. É possível fazer 100 anos sem deixar de ser ativo — afirma o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Wilson Jacob.
O tratamento consiste numa mudança de comportamento. O paciente precisa começar a se exercitar e aumentar a ingestão de proteínas — substâncias responsáveis pela reconstrução dos músculos perdidos. Já existem no mercado suplementos alimentares para isso.
— É importante ressaltar que, visando a melhor aceitação pelos idosos, as preparações devem ser brandas ou pastosas, que não exijam muita mastigação — explica a professora de Nutrição da Uerj, Suzana Freitas.
Quando a sarcopenia tem como causa outra condição (como doenças neurológicas, diabetes, alterações hormonais e doenças cardiovasculares), elas também devem ser controladas com tratamentos específicos.
PREVINA-SE
Alimentação - De forma geral, o ideal é beber dois copos de leite desnatado e duas porções pequenas de carne (boi, frango ou peixe), ao dia. As carnes devem ser magras e podem ser substituídas, duas vezes por semana, por ovos.
Água - Idosos costumam perder a sede e sentem menos o sabor dos alimentos. Por isso, podem se desidratar facilmente. Beba água!
Musculação - O melhor exercício físico contra a sarcopenia é a musculação. Evite as atividades dentro da água, como a hidroginástica e a natação. Como não sofrem a pressão da gravidade, eles formam menos músculos.

Comentários