Doenças silenciosas representam grande perigo para sua saúde


Médicos alertam para necessidade de uma vida saudável para evitar problemas que levam à morte precoce. São Leopoldo - As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no País conforme dados do Ministério da Saúde. Elas são doenças silenciosas, que necessitam de exames de prevenção periódicos e cuidados simples no dia a dia para não se tornarem surpresas trágicas. Em 2009, o Brasil teve 319 mil óbitos causados por problemas cardiovasculares, 31% das mortes naquele ano. Pesquisas do MS apontam que a maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, 65% dos óbitos ocorrem na primeira hora e 80%, até 24 horas após o início do infarto.
O clínico geral Sergio Mello observa que, normalmente, as pessoas pensam que o infarto é uma doença aguda. Mas não é. Ele começa na infância e na adolescência, por maus hábitos alimentares, que causam o excesso de colesterol. O problema vai evoluindo com o passar dos anos e, de uma hora para outra, as artérias coronárias entopem, causando o infarto. “Quanto mais cedo a pessoa começar a se cuidar, menos chances terá de infartar. Hoje em dia, pessoas entre 25 e 30 anos estão infartando.”
Conforme o clínico geral, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças cardiovasculares que mais matam em São Leopoldo. “Por isso, a importância de exames rotineiros e preventivos para homens e mulheres. Para doenças cardiovasculares, indica-se que pessoas acima de 40 anos consultem um médico, pelo menos, um vez ao ano. Idosos acima de 60 anos, duas.
Mello chama atenção para outras três doenças que mais acometem os brasileiros e que chegam sem avisar: câncer, diabetes e hipertensão. “Todas são assintomáticas e, geralmente, são descobertas quando a pessoa vai ao médico por conta de algum outro problema”, alerta.
Diabetes - De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2, juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
A Sociedade Brasileira de Diabetes vai desenvolver diversas atividades pelo País nos dias 7 a 14 de novembro para marcar o Dia Mundial de Diabetes, 14 de novembro. O objetivo é chamar a atenção para a importância dos cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. No total, 160 países participaram da iniciativa.
Câncer - O câncer é outra doença silenciosa que pode matar se não diagnosticada a tempo. Conforme o clínico geral Sergio Mello, o câncer que mais mata no País é o linfático, que também tem o maior índice de transplantes no Brasil. Ainda não há indicativos de como preveni-lo, mas o diagnóstico é fácil. “São fatores gerais em comum que, a partir da avaliação e investigação do médico, combinados com o hemograma (exame de sangue), indicam o câncer linfático”, explica o médico.
Segundo Mello, o câncer de mama, outro que não tem indicativo de prevenção, e o de próstata são os únicos que possuem exames específicos para diagnóstico. “Nesses casos, a prevenção ainda é a visita de rotina ao médico, para encaminhamento dos exames, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 40 anos.”
Campanha objetiva evitar mortes prematuras - Para prevenir e reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, que incluem o diabetes, além do câncer, hipertensão e outras doenças do aparelho circulatório e respiratório, o Ministério da Saúde elaborou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, em parceria com diferentes setores do governo e da sociedade civil, com metas até 2022. O Plano prevê a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças a partir da melhoria de indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.
Como medida de controle do diabetes, destacam-se a política de Promoção da Saúde, que tem como uma das prioridades o estímulo à atividade física, e o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o objetivo de prevenir e promover a saúde dos estudantes por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica. Um dos principais objetivos é orientar sobre a segurança alimentar e a promoção da alimentação saudável, bem como estimular as práticas corporais e a atividade física, fatores essenciais para uma prevenção primária do diabetes.

Comentários