Como alcançar a longevidade?


Estamos todos em busca de vidas mais longas e saudáveis, mas boa parte da população – apesar de querer viver muito tempo - não age de acordo com essa vontade. O sedentarismo, o tabagismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e a obesidade estão entre alguns dos vários problemas que causam doenças e diminuem a qualidade de vida.


Pensamento positivo - Traços de personalidade podem ser uma grande influência da longevidade. Um estudo de maio deste ano (desenvolvido da Albert Einstein College of Medicine) mostra que pessoas extrovertidas, otimistas e que gostam de participar de diversas atividades têm maiores chances de viverem muitos anos.
Na pesquisa realizada, cientistas analisaram idosos que pertenciam a um grupo étnico específico – os judeus Ashkenazi – que são conhecidos por terem membros muito semelhantes entre si e de serem extremamente longevos. Os dados colhidos mostraram que idosos que tinham atitudes positivas em relação à vida viviam mais tempo.
De acordo com Nir Barzilai, responsável pela pesquisa “A maioria deles era extrovertida, otimista e fácil de lidar. Eles consideravam a risada uma parte importante da vida e tinham uma rede social grande. Eles expressavam suas emoções abertamente, ao invés de as esconderem”.

O papel da genética - Outro estudo feito com esse mesmo grupo indica que a genética também pode exercer uma grande influência na questão da longevidade. Apesar dos idosos terem os mesmos hábitos insalubres que a grande maioria das pessoas, o mecanismo de reparo celular em seus corpos compensavam os danos causados.
Quem não tem fatores genéticos favorecedores (como no grupo de idosos avaliados pelo estudo de Barzilai) e segue hábitos de vida que não ajudam a aumentar sua estimativa de vida ainda pode buscar mudanças nas suas atitudes.

A expectativa de vida no Brasil - Atualmente o Brasil possui cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e espera-se que em 2025 esse número cresça para 32 milhões.A expectativa de vida do brasileiro já melhorou muito. De acordo com dados do IBGE, em 1900 o tempo de vida no país era de 33 anos. Hoje, a expectativa de vida das mulheres é de 76,8 anos e dos homens é de 69,3 anos.

Mudanças de hábito - Para ultrapassar a expectativa atual e até mesmo alcançar a longevidade é preciso estar atento aos maus hábitos. O Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC - Center for Disease Control and Prevention) determinou quatro diretrizes simples que, quando seguidas, diminuem as chances de desenvolvimento de doenças e favorecem a longevidade.As diretrizes determinam que a pessoa deve seguir uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente, ingerir quantidades limitadas de álcool e não fumar.
Um estudo feito nos EUA (o National Health and Nutrition Examination Survey III Mortality Study) mostra que quem segue esses conselhos têm riscos 63% menores de morrer prematuramente. E ainda, as chances de a pessoa morrer devido a um câncer diminui em 65%, passando a ter riscos 65% menores de fatalidade causada por doenças cardiovasculares e 57% menos riscos de morrerem devido a outras causas. Dentre as diretrizes, o abandono do tabagismo é a que mais beneficia o indivíduo.

Condições de saúde do corpo - Existem testes que podem indicar a idade fisiológica do corpo e apontar as chances do indivíduo viver muito tempo. Através de um exame de sangue é possível medir os telômeros - estruturas queformam as extremidades dos cromossomos e mantém a sua estabilidade estrutural, impedido a fragmentação das pontas. A literatura médica aponta que existe uma associação entre a qualidade do estilo de vida e o comprimento dos telômeros.
Essa questão é importante por permitir que o paciente e seu médico saibam a condição real de saúde do organismo, mostrando as chances de desenvolvimento de doenças antes mesmo que elas se manifestem. Exames preventivos permitem que a pessoa tome atitudes precoces, abordando o que precisa se mudado e aumentando suas chances de viver longamente.
Nunca é tarde demais para investir em uma vida mais saudável. Mudanças simples de hábito podem fazer uma grande diferença e permitir que a pessoa envelheça ativamente, mantendo sua saúde durante muito tempo.

Comentários