Chá verde Ajuda a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e muito mais


Sociedade Brasileira de Médicos defende consumo de chá verde - Ajuda a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e muito mais.
O chá verde vem sendo considerado atualmente um aliado à saúde, devido seus princípios ativos, principalmente os polifenóis e as catequinas, cujos conteúdos estão preservados devido à não fermentação das folhas, mostrando um importante efeito antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Por ser rico em tanino, o chá verde ajuda a diminuir as taxas de LDL-colesterol, fortalecendo artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, além de ativar o sistema imunológico.
A Sociedade Brasileira de Médicos vai mais além e defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. Além de todos esses benefícios, o chá verde também é responsável por diminuir o tecido adiposo pela inibição da ativação da lípase intestinal, diminuindo a absorção de triglicérides e colesterol, consequentemente contribuindo ao emagrecimento. Possui substâncias bioativas como a epingalocatequina-galato (EGCG) que pertence à classe dos flavonóides denominada catequina, que é considerado o mais potente composto encontrado no chá verde.
Com capacidade de combater o câncer em todas as etapas, o EGCG tem poder antioxidante para destruir os prejudiciais radicais livres, a capacidade de inibir enzimas que contribuem para o crescimento de células cancerígenas e a capacidade de induzir a apoptose (morte da célula) nas células cancerígenas sem danificar as células saudáveis. Algumas pesquisas também indicam outra possível função do EGCG: a redução do LDL-colesterol.
Recomendação: De 3 a 5 xícaras de chá ao dia. Modo de Preparo: 150 à 200ml de água fervente com até 2 colheres da planta e espera-se de 5 a 10 minutos.
Contra indicação: Portadores de transtornos gástricos, arritmias e gestantes. (Clínica Equilíbrio Nutricional)


Comentários