Cartas de Berlim: Gadgets para idosos são febre na Alemanha


Poucas coisas me impressionam tanto quanto a qualidade de vida que os idosos têm aqui na Alemanha. Imagino que nos países escandivanos deve ser bem melhor, mas não são deles que estou falando.

A qualidade de vida é algo que leva à longevidade. E a longevidade do alemão têm feito a festa da indústria em vários setores. Desde agências de viagens especializadas no público da “terceira dentição” (não me julguem, não fui eu que inventei esta expressão), até softwares especialmente pensados para eles.

São serviços todos dedicados às necessidades de um público que não está mais tão “fit” assim - o que é muito relativo, visto que eu fiz um teste dia desses em uma academia e descobriu-se que meu preparo físico é pior que de muitas senhoras que andam de patinete por aqui.

Uma das facetas mais interessantes deste boom é a grande gama de gadgets que estes senhores e senhoras podem adquirir para que sua vida seja ainda mais confortável, mesmo em meio a doenças e solidão – sempre ela. São aparelhos que facilitam o cotidiano e evitam “ajuda de estranhos” no dia-a-dia.

Numa tentativa de inspirar os fabricantes da indústria brasileira, queria comentar aqui sobre alguns destes super acessórios que fazem qualquer vida ficar mais digna.

Para começar, para quê evitar a escada e passar pelo stress de se mudar para um apartamento quando chegar na terceira idade se você pode adquirir o incrívelTreppenhilfe? Com este adereço instalado no seu corrimão, o céu é o limite. É só ligar o botão, sentar na cadeira e o mecanismo te leva trilho acima.

Se o objetivo for não abrir mão dos banhos de banheira, aqueles que muitas vezes acabam em queda, você dispõe de uma série de engenhocas fáceis de instalar. O mais interessante deles é o Badenlifte, uma espécie de mini elevador para a banheira, composto de travesseiros empilhados que murcham para entrar na banheira, e inflam para ajudar a sair. Genial.

Há também a opção de banheiras com portinha, banheiras para ficar sentado e outros tipos de elevadores mais refinados e techs. Contudo, paga-se o olho da cara por esses produtos. Mas, se você realmente for alemão, se preparou financeiramente para esse momento de sua vida.

Mas o mais incrível – e popular! - dos gadgets, na minha opinião, é o Rollator: um andador cheio de recursos, como freio e banco acoplado. Em uma pesquisa informal, foi constatado que é desejo dos consumidores de faixa etária avançada que o fabricante crie um apoio de Tablet para o Rollator.


 Com tantos gadgets em uma era de gadgets e até Senioren apps para Tablets, não dá mesmo para lamentar a velhice na Alemanha.

Comentários