Aprenda a proteger a saúde dos idosos




Foto: Free Digital Photos

O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de idosos (pessoas com mais de 60 anos), que representam 8,6% da população total do país. Os dados do IBGE provam que há muita gente precisando de atenção para ter uma vida saudável e feliz!

Os idosos merecem cuidado especial porque na melhor idade sofrem com a alteração da imunidade e o maior risco de contraírem infecções… Por isso, é importante ter uma alimentação adequada, consumindo regularmente frutas, verduras, leite e vitaminas. Além disso, é primordial manter o suporte social: aquelas relações pessoais que o idoso adquiriu ao longo da vida… O trabalho e as condições financeiras também estão diretamente ligados ao envelhecimento saudável.

É importante lembrar que a qualidade do sono também reflete satisfatoriamente na vida dos idosos, melhorando o humor e ajudando a prevenir acidentes , pois é extremamente benéfico para a memória e a concentração. Em geral, dormir menos do que sete a oito horas por dia acaba causando uma piora no estado de saúde das pessoas. Fique atento se o quarto onde o idoso dorme é confortável e se o colchão está em boas condições!

Outro fator importante para garantir o bem-estar do idoso é o sentimento de felicidade. Isso mesmo, a felicidade pode motivar comportamentos mais saudáveis na melhor idade. Já a atividade física também ajuda a trazer qualidade de vida para o idoso. Mesmo modestas quantidades de exercício permitem que idosos sedentários tenham melhora substancial da memória e da saúde do cérebro!


Comentários