ANTIOXIDANTES: Previne o envelhecimento e diversas doenças



ANTIOXIDANTES - Muito se fala nos antioxidantes, que combatem os radicais livres e dessa forma retarda o envelhecimento. Mas você sabe realmente do que se trata e quais são os seu benefícios para o corpo humano?
Os radicais livres são substâncias formadas através de reações químicas dentro do nosso organismo e que possui importante papel na manutenção de muitas funções fisiológicas, mas, quando em excesso, produz efeitos indesejados, como a contribuição para o desenvolvimento de diversas doenças, como, as doenças do coração, problemas pulmonares, câncer, artrite e o temido envelhecimento.

Os antioxidantes, por sua vez, presentes também naturalmente em nosso corpo, inibe a ação desses radicais livres, diminuindo seus efeitos maléficos, porém, esses antioxidantes, muitas vezes não estão em quantidade suficiente em nosso organismo, necessitando com isso, que nós busquemos esse complemento em nossa alimentação diária.
Lembrando que o uso de alguns medicamentos, o tabagismo, o consumo de álcool, a poluição do ar e outros fatores, como a atividade física intensa, também pode diminuir os níveis de antioxidantes no nosso organismo e com isso aumentar a ação dos temidos radicais livres.
Assim a utilização de compostos antioxidantes encontrados na dieta, tais como as vitaminas C, E e A, os flavonoides e carotenóides e os minerais selênio e zinco, é um importante mecanismo de defesa contra a ação dos radicais livres.
Essas vitaminas e minerais são encontradas nas frutas, verduras, legumes, castanhas, cereais, vinho tinto, sendo importante consumi-los nas quantidades adequadas diariamente, e na maioria das vezes, sem a necessidade de utilização de suplementos vitamínicos, pois apenas uma unidade de castanha do Pará, por exemplo, já supre as necessidades diárias de selênio, forte antioxidante.

Portanto, uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes, contribui não só para efeitos estéticos, como o antienvelhecimento, mas principalmente para uma vida mais saudável!









Comentários