Alunos de robótica criam protótipo para ajudar idosos em São Carlos

Grupo do SESI projeta escada móvel que pode ser adaptada nos ônibus. Sistema facilita embarque e desembarque de pessoas com dificuldades.Alunos do curso de robótica do Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Carlos (SP) desenvolveram um protótipo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros nos ônibus. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) aponta que em 2011, 27.000 idosos foram internados por quedas. E uma das principais dificuldades que eles enfrentam são os degraus muito altos dos ônibus.




Para a aposentada Luiza Vaz, os degraus se tornaram um obstáculo, principalmente depois de um acidente que sofreu dentro de um ônibus. A lesão foi tão grave ela teve que se aposentar por invalidez.
Escorreguei no primeiro degrau e bati o pé várias vezes até chegar à guia da calçada. Fiquei oito meses em tratamento, mas o médico disse que eu precisava operar, pois havia quebrado o calcanhar, vários ossos dos dedos e dois tendões”, contou dona Luiza.
Pensando em situações como essas que o grupo de estudantes do Sesi desenvolveu, após cinco meses de pesquisas, primeiro no computador para depois passar para a prática, um protótipo que visa facilitar o embarque e desembarque dos idosos. A ideia é uma escada móvel que pode ser adaptada em qualquer ônibus.
“Em frente a nossa sala de aula há um ponto de ônibus e observando os idosos vimos a dificuldade que eles têm para embarcar. A gente percebeu que isso deveria influenciar em vários outros fatores do cotidiano da população da terceira idade e pensamos em melhorar isso para facilitar a vida deles”, conta o estudante Guilherme de Moraes.


Sistema facilita a subida e descida dos idosos nos
ônibus (Foto: Reprodução/EPTV)

O sistema desenvolvido pelos alunos conta com três degraus adicionais que são acionados pelo motorista para facilitar a subida dos idosos. Dois deles saem entre os degraus fixos dos ônibus e o outro fica entre o veículo e a calçada. Com isso o esforço necessário para subir é reduzido pela metade e enquanto o sistema estiver acionado o ônibus fica impedido de andar, só podendo rodar novamente quando o os degraus voltarem para a posição inicial.
“Isso foi criado para que os idosos tenham mais acesso ao transporte público. Mesmo com a passagem gratuita, eles não usufruem por conta de vários acidentes que podem ocorrem na hora do embarque e desembarque”, diz a estudante Isadora Fernandes.
A escola já conquistou outros concursos de robótica e agora se prepara para apresentar esse projeto em uma feira de ciências que será organizada pela Universidade de São Paulo (USP) na capital do Estado.
“Os alunos têm muitas teorias na sala de aula, por isso eles acabam desenvolvendo aquilo que eles aprendem aqui na parte prática, dede a montagem até a programação”, explica o analista de suporte em informática Alexandre de Oliveira.

Comentários