Alimentação rica em peixe reduz pressão sangüínea


O ômega 3, presente no peixe e nozes, ajuda limpar as artérias, segundo estudo divulgado nos EUA. Pratos de sushi são trazidos pela esteira em um sushi-bar em Kushiro (Hokkaido). Esses locais são chamados de kaiten-zushi em japonês. Um estudo realizado pela Associação de Cardiologia Americana (http://www.americanheart.org) comprovou que uma dieta rica em peixes, verduras, nozes e grãos ajuda a reduzir a pressão sangüínea. Isso porque esses alimentos contêm ácidos graxos ômega 3: um tipo de gordura - como o EPA e o DHA - sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente.

Além de ajudar o cérebro a trabalhar melhor, o ômega 3 ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, enquanto que o excesso dele pode retardar a coagulação sangüínea. É um importante mediador de alergias e processo inflamatórios.
No Japão, existe uma certa tendência para o consumo exagerado dos ácidos graxos, principalmente o ômega 6, presentes nos cereais, peixeis gordurosos e óleos vegetais.
Os especialistas recomendam um consumo balenceado com cerca de duas refeições por semana à base de peixe, principalmente sardinha (iwashi), cavala (saba), arenque (nishin), savelha (buri), bonito (katsuo), atum (maguro), salmão (sake), entre outros. O ômega 3 também está presente no óleo de granola e nozes.
Ao reduzir o colesterol e revitalizar as artérias, fazendo com que a pressão volte ao normal, o ômega 3 é também um santo remédio para quem sofre de diabete.



Comentários