Aulas de yoga melhoram a qualidade de vida dos idosos de Resende


Várias atividades ajudam o idoso a ter mais qualidade de vida. Em Resende, uma que vem conquistando a preferência da terceira idade é a yoga.


Todas têm mais de 50 anos. Chegam na aula cheias de história para contar, mas deixam de lado toda a correria do dia a dia e deitam para relaxar...

Na maioria das vezes, o relaxamento é tanto que elas até dormem no início da aula de yoga. A dona Cleovania é a campeã das sonecas.

- Durmo muito, todas as vezes. Relaxa muito! - contou dona Cleovania
- Muitas delas até dormem, né, porque é um momento, realmente, diferente do que elas vivem no dia a dia. Aqui é um momento só delas, é um momento mesmo de esquecer o que está lá fora, problemas, preocupações, então o momento é para isso, para trazer de volta a interiorização - falou Adriana Rosa, professora de yoga.
É uma vez por semana que elas se encontram por aqui. A aula dura uma hora. E sabe qual é a parte que elas mais gostam?! A da meditação, porque quando chega a hora dos exercícios...
- Fica deitada, relaxando, né, se fosse na rede seria ainda melhor. Aí, tudo aqui eles têm preguiça de fazer, só eu aqui que faço - brincou Anita Ferreira, aposentada.
A aula tem três etapas: relaxamento, exercícios e meditação. A professora já viu de perto resultados em cada uma delas.
- Tem vários casos aqui de pessoas que chegam aqui sem conseguir sentar no chão. Problemas no joelho, nas próprias articulações, na coluna vertebral. Então eu tenho bastante depoimento de pessoas que chegam aqui com a dor e saem sem a dor - afirmou a professora Adriana.

Tanta dedicação para conseguir o que antes parecia impossível!
- Eu procuro me dedicar por causa da obesidade e artrose. Eu já vejo muitas melhoras. Eu, para subir escada, tinha que ter ajudada pelo corrimão, já não preciso - comentou Nazaré Fátima de Souza, dona de casa.

- Até problema nos nervos, em tudo a gente fica mais calma, mais tranquila para fazer as coisas em casa. É muito bom - garantiu Georgina Ferreira, auxiliar de biblioteca.


Comentários