ONU considera que se deve trabalhar mais anos


A Comissão Económica da Organização das Nações Unidas para a Europa (UNECE) encorajou os países membros a aumentarem a duração da vida profissional, numa declaração publicada hoje após uma conferência ministerial sobre envelhecimento em Viena.

A UNECE fixou quatro objectivos a atingir no período 2012-2017, sendo o primeiro «o alongamento da duração da vida profissional».
Numa entrevista publicada hoje no quotidiano austríaco «Der Standard», o comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, o húngaro Laszlo Andor, defendeu objectivos no mesmo sentido.
Os outros objectivos enunciados na conferência evocam a «não-discriminação das pessoas idosas», a «promoção e a salvaguarda da dignidade, da saúde e da independência» ou ainda «a manutenção e o desenvolvimento da solidariedade inter-geracional».
Para responder ao envelhecimento da população, as delegações que participaram na conferência comprometeram-se a tomar «medidas adequadas e duradouras, para uma segurança financeira das pessoas idosas» e «uma protecção social e médica para toda a vida».
Mais de 500 participantes, entre os quais ministros, investigadores e representantes de organizações não-governamentais, estiveram reunidos em Viena, entre terça-feira e quinta-feira, nesta conferência.
Fundada em 1946, a UNECE conta actualmente com 56 estados-membros, na Europa, mas também na América do Norte, na Ásia central e no Médio Oriente

Comentários