O chocolate e seus benefícios para a memória das pessoas idosas


Chocolate é um produto que independente da faixa etária agrada a todo mundo! Quem é que não gosta daquele gostinho todo especial, não é mesmo? Ele, além de ser gostoso, provoca bem-estar, diminui o estresse, proporciona uma sensação de prazer, muito humor e lhe garante muita qualidade de vida, você sabia?
Mas, para quem acreditava que chocolate só é bom para as pessoas mais jovensestá muito enganado… O chocolate, além de ser bom para nós (pessoas mais jovens) também é uma excelente opção para as pessoas mais idosas, pois garante uma significante melhoria no desempenho da memória.
Recentemente, a Universidade de Áquila, na Itália, fez uma pesquisa e chegou à conclusão que o chocolate contribui para a memória e o raciocínio das pessoas da terceira idade. Isto ocorre porque a iguaria é muito rica em substâncias denominadas de flavonoides que por sua vez contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A pesquisa feita pela universidade apontou que os idosos que consumiram quantidades médias e altas, apresentaram melhoria na memória verbal, no reflexo, bem como bons resultados nos testes de raciocínio. Tudo isso em curto espaço de tempo.
Atenção: Segundos os pesquisadores, outro benefício surpreendente foi que os idosos que consumiram o cacau, apresentaram melhoria nos níveis da pressão arterial, bem como resistência à insulina.
Essa pesquisa foi de grande valia para nossa sociedade face os resultados apresentados quanto à importância do cacau na alimentação dos idosos. Contudo, é preciso que haja outras pesquisas que contribuam para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da sociedade que são osidosos.
Ressaltamos que uma questão que não ficou muito clara na pesquisa foi se a melhora cognitiva dos idosos ocorre por conta do cacau ou se é causado em virtude dos benefícios gerados para a saúde cardiovascular.
Para você idoso que precisa melhorar o desempenho de sua memória, saiba que além de chocolate, temos outros alimentos excelentes que auxiliam na melhora da memória e, por isso, devem ser incluídos em seu cardápio diário. São eles: Espinafre, tomate cereja, peixes, ostras, cereais integrais, brócolis, laranja, azeite, nozes. Aproveite bem a dica e viva com saúde!

Comentários