Subtipo da gripe A, vírus H3N2 atinge idosos e crianças


Cidade confirmou em julho primeiro caso da variação em idoso.Homem de 68 anos morreu após contrair vírus, segundo a prefeitura.Além do vírus H1N1, casos de H3N2, um subtipo da gripe A que atinge principalmente as crianças até 2 anos e os idosos, vêm sendo observados em Campinas (SP). Dos 127 casos de síndrome respiratória aguda registrados na cidade este ano, 14 foram confirmados como o H1N1 e seis como outros subtipos. Em julho de 2012 foi registrado o primeiro caso de H3N2, quando um homem de 68 anos morreu após contrair o vírus. Outros 34 exames ainda estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz. 
Entenda a diferença entre os vírus - Cada tipo de gripe é nomeado de acordo com a combinação e quantidade de proteínas que ele apresenta. A gripe causada pelo H1N1 é um tipo derivada do vírus influenza, causador da gripe. A influenza apresenta as variações A, B e C, que podem sofrer mutações, transformações nas estruturas genéticas, e são altamente transmissíveis. O H1N1 é do tipo A, maior causador de epidemias.
Enquanto o H1N1 possui uma proteína chamada hemoaglutinina, que tem a capacidade de se replicar, e uma neuroaminidaze, com a função de ligar as células, o H3N2 possui uma quantidade maior de proteínas: duas hemoaglutininas e três neuroaminidazes, modificando a forma de infecção do vírus.
A transmissão do vírus A não é pelo ar, mas através do contato com superfícies contaminadas. Em ambos casos os principais sintomas costumam aparecer após 24 horas e são os mesmos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Além disso, é comum a pessoa infectada apresentar dificuldade respiratória, ou dor de garganta.VacinaA vacinação contra a gripe é feita em uma mesma dose, trivalente, que protege dos três subtipos (A, B e C) e das outras estirpes (como H1N1 e H3N2). A vacinação ajuda na prevenção de complicações provocados pelo vírus, como pneumonias e sinusites e diminui a probabilidade de internações hospitalares. Além disso, ajuda a prevenir a transmissão. De acordo com a vigilância em saúde, a vacina passa a surtir efeito duas semanas após a imunização.Os grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos, as crianças entre seis meses e dois anos, as gestantes, os trabalhadores da saúde e os portadores de doenças crônicas, devem priorizar a vacinação. Em Campinas, os postos de sáude ainda tem vacinas disponíveis.
Prevenção - Especialmente no inverno, deve-se evitar permanecer durante muito tempo em ambientes fechados com muitas pessoas. A higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, antes de tocar os olhos, boca e nariz, são cuidados recomendados para a prevenção da gripe. Outra dica é limpar sempre as superfícies das mesas, telefones, maçanetas e objetos de uso coletivo, além de evitar compartilhar objetos de uso pessoal. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo nos casos de febre, principalmente se acompanhada de tosse ou dor de garganta.


Comentários