Pesquisa divulga que pessoas vivem mais no Rio Grande do Sul


O IBGE – Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou na sexta-feira (27) uma pesquisa a qual afirma que no Rio Grande do Sul 9,3% da população vive 65 anos ou mais, média que só deve ser alcançada pelo resto do Brasil em 2020. Os idosos de Tramandaí creditam a sua longevidade a qualidade de vida encontrada em uma cidade litorânea. 
De acordo com o aposentado Manuel Maniece, 75 anos, que há 3 meses mora em Imbé a tranquilidade encontrada em uma cidade litorânea contribui bastante para a longevidade. Ele afirma que antes morava em Porto Alegre e convivia com a correria do dia a dia, e após mudar-se para o litoral norte sua qualidade de vida melhorou muito. “Aqui eu caminho com a minha esposa, dou um passeio na beira da praia. Faço churrasco aos domingos, é outra vida”, destaca. 
O aposentado Sérgio Rock mora há 13 anos em Tramandaí ele afirma que acorda 6h todos os dias, rotina que adquiriu no tempo em que era comerciante e precisava acordar antes do sol nascer todas as manhãs. Rock sai de casa todos os dias por volta das 8h dá um passeio no centro, caminha pela cidade, e à tarde vai até a beira da praia olhar o mar e praticar a pedalada. Segundo ele, fazer novas amizades e estar sempre na ativa, ajuda a melhorar a qualidade de vida. “Tramandaí é uma cidade de imigrantes, todos os dias conheço gente nova. Desde que me aposentei, não tenho hora para nada, e posso fazer o que tenho vontade, na hora que bem entender coisa que não era impossível na minha juventude por causa do trabalho”, salienta. 
A Aposentada Maria Terezinha Kerwvalld divide sua vida entre Tramandaí e Monte Negro há mais de 30 anos. Segundo ela, o segredo para ter uma vida longa é estar sempre de bom humor e procurar fazer o que gosta. “Adoro a cidade, fico mais aqui do que em Monte Negro. Meus filhos estão todos casados, não tenho problemas. Estou sempre de bem com a vida, vou a bailes, faço exercícios, sou uma pessoa feliz”, explica.



Comentários