Musculação fortalece o corpo e ajuda a previnir doenças em idosos


Além de fortalecer o corpo, musculação pode ajudar a prevenir doenças da Terceira Idade - O mito de que musculação uma atividade exclusiva para jovens já acabou. Cada vez mais, pessoas que já passaram dos 40, 50 ou 60 buscam trabalhar dos músculos em busca dos inúmeros benefícios. Isto porque, além de melhorar a qualidade de vida, a atividade também é eficiente na prevenção e combate a doenças como osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Danilo Torres Garcia, professor e personal trainner da Unique 1 Academia, em Santos, explica que após os 40 anos há uma queda natural da força e volume dos músculos. Assim o primeiro benefício da musculação é ajudar o praticante a manter a firmeza e a agilidade para realizar tarefas básicas do cotidiano.
“Nesta idade, o principal objetivo é ter um ganho de força e massa muscular, porque há um declínio destas condições e isso interfere na qualidade de vida da pessoa. Até movimentos simples, como sentar em uma cadeira, podem se tornar difíceis. A musculação também ajuda a recuperar a flexibilidade, agilidade, além de combater o sedentarismo”, explica Garcia.
Segundo o educador físico, outro atrativo para alunos com mais idade é a prevenção de doenças, já que estudos recentes indicam que musculação ajuda a prevenir e reverter quadros de osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. “Sentimos um aumento no número de alunos da terceira idade, mas creio que ainda há muito a crescer”, destaca.
“O praticante precisa da orientação de um profissional de educação física, que vai prescrever os exercícios de acordo com cada idade, após uma avaliação individual. Além disso, também é indicado associar a musculação a uma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou bicicleta”, recomenda Danilo Garcia.
Aos 64 anos, o médico Luiz Alberto Vieira dos Santos Júnior teve uma lesão no ombro e teve que deixar a natação, sua paixão desde jovem. Foi então que ele descobriu com a musculação seria eficiente para evitar o sedentarismo. E não lamenta ter tido que trocar de atividade física.“Não parece, mas a musculação é menos lesiva do que outros esportes. Na minha idade, até levantar de uma cadeira fica difícil. Mas agora, me sinto muito mais ágil e forte no dia a dia. Também corro na esteira, que trabalha a parte cardiovascular, e a musculação me deixa com mais força”, conta o médico.

Comentários