HIV registra rápida propagação entre cidadãos idosos na China


Muito mais cidadãos idosos do sexo masculino na parte continental da China foram infectados com o HIV nos últimos anos, e a maioria dos casos estava relacionada com prostituição, noticiou o China Daily, jornal em inglês, nesta quinta-feira.
Em 2005, 483 novos portadores do HIV na faixa etária a partir dos 60 foram diagnosticados na parte continental da China, representando 2,2% do total no ano, enquanto o número subiu a 3.031 em 2010, correspondendo a aproximadamente 9% do total do ano, revelou o jornal, mencionando os dados emitidos pelo Centro Nacional para a Controle e Prevenção de Aids/STD.  A tendência é considerada única pois até agora só foi detectada na parte continental da China, indicou o diretor do centro Wu Zunyou.
Ele afirmou que a nova tendência foi relacionada com muitos fatores, incluindo um período sexual ativo mais longo dos homens chineses, falta de proteção sexual e melhores condições econômicas.  "Porém, são necessárias mais pesquisas de sociologia relacionadas com isso para explicar a razão pela qual isso só acontece na China e procurar uma forma de controlar a situação", disse.
As medidas específicas de intervenção foram adotadas para conter os crescentes casos de HIV entre residentes idosos, em particular nas áreas rurais onde a conscientização da população sobre a prevenção do HIV/Aids permanece relativamente escassa, indicou.  Wu acrescentou que estima-se que cerca de 1% de prostitutas baratas locais na parte continental são portadoras do HIV.

Comentários