Restrição Calórica: o segredo da longevidade




Você gostaria de saber qual o segredo para envelhecer com elegância e saúde? Os pesquisadores Ricki Colman e Rozalyn Anderson publicaram na revista Science um trabalho de 20 anos com macacos rhesus que pode sanar a sua curiosidade.
Os cientistas analisaram dois grupos de macacos, no primeiro (grupo controle) a alimentação era normal; no segundo, foi estimada uma redução calórica de 25% com escolha de nutrientes saudáveis. O resultado é impressionante. Após 20 anos no grupo controle 50% dos animais sobreviveram, já no grupo de restrição calórica a sobrevivência foi de 80%.

Outro dado importante foi que restringir calorias reduziu a incidência de diabetes, câncer, doença cardiovascular, e atrofia do cérebro. Na figura acima é possível perceber a diferença entre os macacos; à esquerda o animal do grupo controle (alimentação liberada) está maior, com pelo amarelado e aspecto envelhecido, em comparação à direita o macaco da restrição calórica praticamente não apresentou mudanças.
Da próxima vez em que se sentar à frente do prato faça como os moradores de Okinawa (The Blue Zone Okinawa: Hara hachi bu), muitos deles vivem mais de cem anos.







Comentários