O envelhecimento do Brasil


O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Governo e sociedade precisam tratar do envelhecimento da nossa população como um desafio a ser vencido, visando uma melhor qualidade de vida para os idosos que, no Brasil, têm adquirido características peculiares dada a velocidade com que vem acontecendo. De acordo com os dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos últimos 50 anos o crescimento do número de idosos no país passou a casa dos 20,5 milhões.
Em 1960, as pessoas com 60 anos ou mais representavam 4,7% da população, enquanto que pesquisas nesta ultima década indicam que alcançamos a casa dos 12%. Estima-se que, em 2025, essa população será de cerca de 34 milhões de pessoas no Brasil.
Não podemos negar, portanto, que o panorama atual exige medidas e atenção por parte de todos para lidar com o número crescente de idosos. No nosso caso específico, o Estatuto do Idoso (uma conquista importante dessa população) diz: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, saúde, alimentação, educação, liberdade, dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Com o objetivo de propor ações relacionadas às políticas públicas direcionadas a esse público na cidade, a Universidade de Mogi das Cruzes, em conjunto com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e com a UBC, desenvolveu o “Projeto Feliz Idade”.
Nele, a UMC prestará vários serviços às pessoas acima de 60 anos. A instituição ficará responsável pela dis¬ponibilização e atendimento de suas clínicas de fisioterapia, odontologia, psicologia e os laboratórios aplicados, para realização de ações em prol do idoso. A UMC também contará com a participação de seus alunos, bem como de seu corpo docente.
O Conselho Municipal do Idoso/Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes apoiará a área de esporte, lazer e cultura, divulgando os programas de atenção ao idoso, utilizando as Academias da Terceira Idade (ATI), o Pró-Hiper e os locais destina¬dos à prática de esporte e a cultura.
É gratificante para a UMC participar desse programa que proporcionará ao idoso um envelhecimento planejado, ativo e saudável, com melhor qualidade de vida e estimulando sua participação e inserção na comunidade.

Comentários