Empresas japonesas tentam atrair consumidores da terceira idade



Aposentados tendem a gastar mais em ativdades de lazer e bens de luxo. O envelhecimento da sociedade japonesa tem enfraquecido o mercado para fabricantes de produtos como carros e cerveja. No entanto, também está sendo uma grande oportunidade para outras empresas que têm como alvo pessoas da terceira idade, que muitas vezes gastam em tempo livre, revela o jornal Nikkei.

Famílias formadas por pessoas com 65 anos ou mais destinam 2,5% dos gastos a pacotes turísticos, 0,7 pontos percentuais a mais que a média das famílias japonesas.
Após a aposentadoria, os idosos procuram viajar. A dona de casa Tomoko Takahashi, 73, e seu marido fizeram reserva para um tour de oito dias na América do Sul, para o qual desembolsaram 1, 04 milhão de ienes.
Estima-se que no Japão, pessoas com 65 anos ou mais possuam um patrimônio de 900 bilhões de ienes. Este valor deve aumentar à medida que os baby boomers (nascidos no período pós-guerra) comecem a se aposentar este ano.
Na loja de departamentos Odakyu-Halc, localizada em Shinjuku, Tóquio, cerca de 60 por cento dos clientes que compram roupas de banho são sexagenários.
Esses consumidores, em sua maioria aposentados, têm renda mensal inferior se comparado ao período em que eram parte da população economicamente ativa. No entanto, por não ter que gastar com ternos ou outros itens relacionados ao trabalho, têm mais dinheiro para financiar viagens e hobbies.
Para chegar a esse público consumidor, a varejista Ito-Yokado está oferecendo um novo serviço para os idosos, que consiste em um desconto de 5% em compras pagas com dinheiro eletrônico pelo sistema Seven & I Nanaco.
Este serviço contribuiu para um aumento de 50% nas vendas de artigos de saúde e 30% nas de produtos para animais de estimação em 15 de junho, dia em que os aposentados receberam o pagamento quinzenal.
Em maio, as principais lojas de departamentos registraram aumento nas vendas de obras de arte, joias e metais preciosos por sete meses consecutivos. A Takashimaya, por exemplo, obteve um crescimento de 4, 4% nas vendas de joias. “Muitos clientes compram esses artigos para dar aos seus filhos", explica um membro da empresa.
No entanto, enquanto os aposentados abrem suas carteiras, a população economicamente ativa mantém um rígido controle sobre seus gastos. Para esses trabalhadores, as principais redes de supermercados estão oferecendo descontos de mais de 10% em mil produtos alimentícios e de uso diário. A medida compensa. Por exemplo, as vendas de salsichas de peixe na varejista Aeon subiram cerca de 50% de uma semana para outra, depois que seu preço sofrera uma redução de 9%.

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