Crianças e adolescentes com idades entre 9 e 15 anos podem melhorar a qualidade de vida dos idosos

SENIOR SOLUTIONS é o desafio do torneio FIRST® LEGO® League

Equipe do SESI Bebedouro se inspira no tema da FLL 2012/ 2013 e estuda causas, consequências e ações preventivas contra a depressão na terceira idadeCrianças e adolescentes com idades entre 9 e 15 anos podem melhorar a qualidade de vida dos idosos, ajudando-os a serem independentes, saudáveis e envolvidos em sua comunidade? Essa é a pergunta que o torneio FIRST® LEGO® League (FLL®) faz aos competidores, por meio do novo desafio Senior Solutions. O objetivo da temporada 2012/ 2013 é fazer com que os participantes 
estudem o tema do envelhecimento e 
proponham soluções inovadoras para manter qualidade de vida na terceira idade.No SESI Bebedouro, por exemplo, os alunos dos Programas da ZOOM já se ligaram no tema e começaram a desenvolver projetos de pesquisas, como é o caso da equipe BrothersAndSisters . Os alunos fizeram um levantamento na região onde moram e descobriram que, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, há uma grande concentração de idosos e, muitos deles, sofrem de depressão. “Observamos que a grande maioria dos jovens sai da cidade em busca de melhores oportunidades de trabalho e estudo, o que contribui para esse cenário entre os idosos. Assim, decidimos buscar alternativas que pudessem ajudá-los”, explica o mentor da equipe, Luis Fernando Granato. A solução encontrada pela equipe para combater a depressão em idosos propõe a combinação de três técnicas já existentes: o robô humanoide, a pílula inteligente e a nanotecnologia. O primeiro baseia-se no trabalho de um pesquisador japonês, que construiu uma boneca robótica com aparência de filhote de baleia para interagir com idosos depressivos. Com a interação artificial, foi constatada uma melhora na autoestima e, consequentemente, uma redução dos efeitos da depressão. Para a FLL, a equipe do interior de São Paulo irá reproduzir esse estudo, criando um robô humanoide feito de LEGO e controlado por bluetooth para interagir com os idosos.A segunda parte da pesquisa da equipe, a “pílula inteligente”, foi criada em 2008 para evitar o descuido com a saúde, ocorrência muito comum em pessoas que sofrem de depressão. A pílula foi projetada para ser engolida e passar naturalmente pelo esôfago até o estomago, onde se estabelece para monitorar informações importantes como a temperatura, acidez, entre outras. A invenção também pode ser programada para controlar a distribuição de medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente. Essa tecnologia evita que o idoso seja exposto a exames invasivos como endoscopia ou colonoscopia.Para completar a solução, a equipe propôs o uso da nanotecnologia – estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular – por meio de um nanobiossensor que monitora as alterações sanguíneas do paciente e envia informações aos médicos por meio do bluetooth. “As soluções que vamos utilizar já foram testadas e desenvolvidas individualmente. No entanto, estamos propondo uma integração entre elas para criar resultados mais eficazes”, explica Granato. Você pode acompanhar o desenvolvimento deste projeto no blog da equipe: https://brothersandsysters.wordpress.com. Para mais informações sobre a maior e mais divertida competição de robótica e inovação do mundo, entre no site do Instituto Aprender Fazendo www.aprenderfazendo.org.br.http://www.legozoom.com/Default.aspx?tabid=83&articleType=ArticleView&articleId=443

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