Vitamina D com cálcio em idosos


A vitamina D com cálcio é usada para combater a osteoporose de mulheres na menopausa e tambem em homens depois dos 65 anos com osteoporose.Foi realizada uma pesquisa sistemática da literatura, em que foram avaliados 13 estudos controlados nos quais avaliaram a suplementação de vitamina D sozinha ou combinada com cálcio na mortalidade em geral das pessoas.

Ao todo se somaram 70.528 participantes (86,8% do sexo feminino) com idade média de 70 anos. Verificou-se que a mortalidade, em três anos, foi reduzida em 7% nos indivíduos que receberam vitamina D com cálcio, mas não alterou para aqueles que tomaram vitamina D isolada. A quantidade suplementada variou entre os estudos de 10 a 50 mcg/dia de vitamina D e 1000 a 1200 mg/dia de cálcio( que é uma dosagem muito alta)
Essa redução de mortalidade pela suplementação de vitamina D com cálcio, mas não com a vitamina D isolada, sugere que o efeito do cálcio é fundamental. No entanto, recentemente dois estudos mostraram que a combinação de vitamina D com cálcio pode aumentar o risco de infarto do miocárdio, alertam os autores. Por outro lado, os autores comentam que a suplementação de cálcio pode reduzir a recorrência de adenomas colorretais e reduz, particularmente, o risco de câncer de mama e colorretal.
Essas análises sugerem que os efeitos benéficos da suplementação de vitamina D com cálcio podem ser mantidos em longo prazo. Entretanto, os dados não permitem conclusões sobre os mecanismos envolvidos e os feitos gerais na saúde dos idosos por meio dessa suplementação, alem do que podem haver outros problemas ( como cálculos renais) com doses tão altas
Fonte :: J Clin Endocrinol Metab. 2012 May 17.

Comentários