QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS


Percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
"É um conceito muito amplo que incorpora de uma maneira complexa a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características proeminentes no ambiente” (Organização Mundial de Saúde, 1994).
À medida que um indivíduo envelhece, sua qualidade de vida é fortemente determinada por sua habilidade de manter A SUA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA!
AUTONOMIA é a capacidade que o idoso pode ter de decisão sobre sua própria vida, sem ajuda de outras pessoas, sem ajuda da família. O famoso "tomar conta do próprio nariz!"
INDEPENDÊNCIA é fazer tudo que decide, pela autonomia que tem, com a suas próprias pernas, não necessitando de ajuda de ninguém para nada. Ao contrário, seja por limitação física ou por doenças crônicas severas, a DEPENDÊNCIA é evento sentinela em gerontologia e geriatria. A dependência de sua família ou de cuidadores, mostra um idoso necessitado de intervenção séria por parte dos profissionais de saúde na área da geriatria.
Resumo da ópera: "Muito mais que tratar doenças nos idosos, a preservação ou a busca da AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA é fundamental para a qualidade de vida na terceira idade!"

Comentários