Benefícios da musculação na terceira idade

google/search
Nos dias atuais temos farta documentação científica provando que a musculação (exercícios com pesos) tem efeitos benéficos na saúde e na aptidão física, diferentemente das opiniões desfavoráveis preconizadas no passado. As evidências científicas são muitas, mas pouco divulgadas. Pelo menos em nível de profissionais da área, a modalidade deixou de ser alvo de críticas quanto à sua eficiência salutar, adquirindo mais popularidade.
Entretanto, nos deparamos ainda com a desinformação que traz resistências em aceitar mudanças conceituais imprescindíveis. Estudos recentes demostram que é recomendável exercícios com pesos para idosos, pois a perda de massa muscular, massa óssea e flexibilidade, comprometem gravemente a independência funcional. Tal estudo revelou que idosos que envelheceram praticando corrida ou natação apresentaram os mesmos níveis de hipotrofia muscular (diminuição da massa muscular) encontrados em idosos sedentários. Em contrapartida, aqueles que envelheceram praticando musculação apresentaram conservação da massa muscular.
Com o aumento da massa muscular e força através dos exercícios com pesos, os idosos podem reverter o quadro de inabilidade motora decorrente da hipotrofia, evitando os aumentos perigosos de pressão arterial e de frequência cardíaca apresentadas nas atividades da rotina diária. O enfraquecimento muscular das pessoas diante dos esforços da vida diária de alta intensidade, determina respostas hemodinâmicas excessivas, enquanto para pessoas com musculatura mais forte, os mesmos esforços tornam-se menos intenso, exigindo menor grau de esforço muscular e evitando assim, riscos de alteração de pressão arterial e frequência cardíaca.
saibamais:http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=19857:dica-do-dia-beneficios-da-musculacao-na-terceira-idade-por-professor-jose-neto&catid=22:sa&Itemid=164

Comentários