Combate à violência contra o idoso

Centro de Convivência alerta família para o combate à violência contra o idoso

Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma grande população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o

 idoso tornar-se alvo da violência.
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), e o Centro de convivência do Idoso, realizará uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa no próximo dia 15 de junho, a partir das 8h, no próprio Centro.
google/search
Segundo a coordenadora do Programa do Idoso, Maria Ozanira, o objetivo da conscientização não é somente para o idoso mas sim para a família dele. ”Vamos promover palestras, vídeos e a distribuição de panfletos e demais materiais informativos, queremos mostrar para a família os cuidados com o idoso, como perceber quando ele está sendo mal tratado e as formas de denúncias”, explicou Maria Ozanira.
Violência - A coordenadora acrescentou ainda que a violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. “O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas. No entanto, os familiares devem se atentar a qualquer sinal de agressão. Na consulta de enfermagem todos os sinais e sintomas de agressividade devem ser analisados minuciosamente”, observou.
População idosa - Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma grande população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão à população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública. Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte. (MS)
Denúncias - 
Mais informações ou denúncias ligue 100, o disk dos direitos Humanos. Sua identificação será mantida em sigilo e sua denúncia será encaminhada para o órgão competente. Ou entre em contato com o Conselho Municipal do Idoso - 3901-2869 (Manoel Laurentino 2315, Embratel)

Comentários