Importante para manter a saúde em dia e deixar o corpo com tudo em cima, a alimentação equilibrada pode ajudar, e muito, a conservar a pele sempre jovem e nutrida. Isso porque opções pouco nutritivas podem causar problemas cutâneos e ainda estimular os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
“Pele, cabelo e unhas são o reflexo do que ingerimos, pois os alimentos suprem as necessidades do nosso organismo como um todo. Se comermos errado, a aparência será a primeira prejudicada”, diz Vivian Ragasso, nutricionista do Instituto Cohen, de São Paulo. Para não errar na escolha do cardápio, confira, abaixo, seis alimentos que devem passar longe das suas refeições.
Refrigerante
A bebida contém alta quantidade de monoglutamato de sódio, elemento responsável por realçar o sabor, mas também por estimular os radicais livres e, consequentemente, causar rugas, flacidez e o envelhecimento precoce. “Além disso, a substância inibe a absorção de vitaminas e minerais contidos em alimentos saudáveis, impedindo que os nutrientes cheguem às células, mesmo se forem ingeridos”, alerta a especialista. Figurinha carimbada das bebidas gaseificadas, ela também está presente nas versões diet e zero.
Frituras
Em geral, feitos por meio da imersão no óleo quente, alimentos fritos estimulam o aumento de oleosidade da pele, sendo responsáveis pelo surgimento de acne, tanto no corpo quanto no rosto.
Carnes não frescas
Geralmente, são utilizados nitratos para dar aspecto fresco às carnes, mesmo que já estejam quase impróprias para consumo. A substância é capaz de inflamar as células e também gerar envelhecimento precoce. O mesmo vale para os itens com alta quantidade de hormônios. “Por isso, procure comprar esses produtos em lugares confiáveis, ou então dar preferência às opções orgânicas”, recomenda Vivian.
Açúcar
Por meio da glicação (processo no qual o açúcar se carameliza com as proteínas das células), o condimento provoca a baixa elasticidade e firmeza da pele, causando em longo prazo rugas e flacidez. Quando em alta concentração no sangue, o açúcar também promove a alta produção da oleosidade. Para evitar os efeitos, o tipo refinado deve ser evitado, dando lugar ao mascavo, ao demerara ou ao orgânico.
Sorvete de massa
Devido à alta quantidade de gordura hidrogenada presente na sobremesa, as células ficam sobrecarregadas, o que provoca a inflamação e o surgimento de estrias e celulites na pele. Também por causa de sua quantidade de açúcar, o aspecto engordurado no rosto é estimulado. Por isso, dê preferência aos sorvetes feitos à base de iogurte e ao picolé de frutas.
Salgadinhos
Apesar de saboroso, o produto peca por excesso de gordura, pois além de conter a substância hidrogenada, é processado por meio de fritura. A guloseima também contém realçadores de sabor e não oferece nenhuma fibra ou nutriente ao organismo. “Pelo contrário, aumenta o índice glicêmico do sangue e oferece altas quantidades de sódio”, explica a nutricionista. O alimento também é responsável pelos processos inflamatórios das células e o aparecimento de flacidez.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões