Estudos recentes comprovam que a atividade física é a melhor forma de estimular a longevidade. Cientes desta importância, os idosos estão participam mais de corridas e caminhadas. Segundo o educador físico Danilo Augusto Peres, de Rio Preto, a corrida, por ser um esporte de baixo custo, dependendo apenas da pessoa que se dispõe a praticar, tende a ser melhor assimilada. "Além disso, pode ser praticado em qualquer lugar e, por trazer inúmeros benefícios à saúde, caiu no gosto dos brasileiros e também dos rio-pretenses", diz.
Alguns dos lugares preferidos para esta prática na cidade são a Represa Municipal (lago 2 e 3), a Praça do Vivendas, a Praça do Parque Setorial, entre outros. "São áreas que incentivam a prática do atletismo, pois foram feitas reformas estruturais que tornam esses locais propícios à corrida e à caminhada", diz.
Duas ações este mês em Rio Preto estimulam a ideia de movimentar o corpo. A primeira é a Corrida da Cidade, no dia 23, organizada pelo Sesc, de onde será feita a largada, a outra é o Circuito da Longevidade, no dia 30, feita pelo Bradesco Seguros e Previdência Privada, com largada a partir do Parque da Represa.
O ideal é que os idosos comecem a se preparar muito antes para este tipo de evento. Em geral, eles se reúnem em grupos e contam com a ajuda de um professor de educação física, que planeja treinos, visando a uma performance melhor. "As corridas de rua estão em alta também, o que leva à febre das corridas de rua. E Rio Preto desperta um mercado muito grande", explica Peres.
Acostumada a participar de corridas, a rio-pretense Maria do Carmo Martins, 58 anos, relata que começou só para acompanhar o filho, que vivia pedindo a ela para ir com ele, e já está há três anos participando. "Quando fico sem treinar já me sinto mal. Correr me devolveu a alegria de viver, me sinto de alma nova cada vez que dou duas voltas na Represa", diz.
Serviço
Corrida da Cidade (5 a 10km). Dia 23, às 9h (saída do Sesc Rio Preto). Informações: www.runnerbrasil.com.br e (17) 3216-9300. Circuito da Longevidade (6 km corrida e 3 km caminhada). Dia 30, às 8h (corrida) e 9h (caminhada). Saída do Parque da Represa. Inscrições: www.corridadalongevidade.com.br
Benefícios em toda parte do corpo
O treinador Lauter Nogueira, coordenador do Circuito da Longevidade, destaca inúmeras vantagens para a saúde de quem corre. Para ele, qualquer pessoa pode correr, desde que receba a orientação correta para evitar lesões e outros problemas. "Quem nunca correu deve começar aos poucos, primeiro caminhando, para depois ir crescendo, ganhando ritmo, aumentando seu desempenho. Mas tudo sempre de forma equilibrada", diz.
O treinador Danilo Peres observa ainda que entre os benefícios com a corrida está a melhora do sistema circulatório - estabilização e redução da pressão arterial e melhora geral da circulação sanguínea nos tecidos. Já no que diz respeito à parte muscular, também ocorre o aumento da irrigação sanguínea, do número de mitocôndrias nas células de fibras musculares, aumento da resistência muscular, hipertrofia muscular (aumento do volume muscular).
E o sistema respiratório também é beneficiado com a maior capacidade de troca gasosa e melhora da capacidade de inspirar. Ao passo que ocorre ainda um aumento da massa óssea dos membros inferiores, o que pode ajudar a evitar a osteopenia e a osteoporose. Outro que constata inúmeros ganhos com a prática da atividade física, como benefício para a longevidade é o educador físico Flávio Davanzo, de Rio Preto.
Ele explica que os exercícios favorecem os pulmões e o coração por meio da respiração, do alongamento, do equilíbrio e do relaxamento. "A pessoa que pratica ganha mais qualidade de vida e, consequentemente, vive mais e mais feliz. A questão é mesmo fisiológica", afirma. Davanzo lembra, contudo, que são exercícios funcionais os que ajudam no equilíbrio e realinhamento postural.
Os resultados das atividades como corridas e trote são diferentes do Pilates, por exemplo. Enquanto o Pilates tonifica a musculatura e trabalha regiões localizadas do corpo, a prática da corrida e do trote, como exercícios aeróbicos, melhoram a resistência física e ajudam a queimar gordura corporal.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões