Ir com regularidade ao oftalmologista promove a promoção de um diagnóstico precoce. A falta de informação pode ser apontada como umas das principais razões que comprometem a visita ao especialista pelos adultos e idosos.
Muitos pacientes afirmam não apresentar sintomas, ou tem receio de usar óculos, e isso favorece o comprometimento de doenças como:
- Diabete ocular;
- Glaucoma;
- Catarata;
- Doenças Maculares.
Doenças que se não foram tratadas corretamente e o mais breve possível, podem contribuir diretamente para a perda de visão.
O idoso conta com outros elementos que auxiliam para a sua resistência em ir ao oftalmologista com assiduidade que vão além da ausência de informação, a necessidade de um acompanhante.
Os especialistas afirmam que é de suma importância ressaltar, que o idoso conta limitações, e que muitos casos necessitam da ajuda e acompanhamento de familiares e amigos para a realização das consultas.
Geralmente o idoso apresenta uma maior dificuldade em aceitar, compreender o diagnóstico e dar início ao tratamento, além de muitos contarem com restrições/dificuldades financeiras que limitam a aquisição de medicação ou até mesmo de óculos.
A prevenção é um dos fatores determinantes para os cuidados com a saúde ocular!
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões