As inscrições para o Vovô Sabe Tudo foram abertas nesse mês de abril para uma seleção com 14 novas vagas. No mês de junho, haverá o treinamento e inserção dos novos vovôs. O programa chegou aos 15 anos no final de março. Desde quando foi criado, proporciona aos idosos que participam do programa uma autoestima mais elevada, renda mensal e garantia do exercício cidadania.
Criado em 1998, o projeto da Secretária de Assistência Social da Prefeitura já contabilizou oito mil atendimentos mensais. A carga horária de cada idoso é de 16 horas semanais para o vovô repassar experiências adquiridas ao longo da vida.
“Para nós, o Vovô Sabe Tudo é uma história de amor da cidade de Santos para com seus idosos, crianças e jovens, oportunizando a eles que através da interação possam resgatar os valores fundamentais para a sustentação de uma sociedade mais justa, igualitária e conseqüentemente feliz”, afirma Rosana Gomes, responsável técnica pelo programa.
Diversas atividades são ensinadas. Os idosos participam de aulas de artesanato, podem atuar em oficinas como ludo-educadores e ainda acompanham os turistas em passeios no bonde e no circuito de visitas culturais monitoradas nas igrejas. Dessa maneira, eles auxiliam em equipamentos das secretarias municipais de Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente, Saúde, Educação e na CET.
Rosana é coordenada do projeto desde a sua implantação pela Secretaria de Assistência Social. "A idéia original era de que, a exemplo do que ocorre nos países europeus, os idosos pudessem ensinar seus ofícios e profissões aos mais jovens. No entanto, decorridos poucos meses de implantação, percebemos que a riqueza do projeto estava na possibilidade da interação entre as gerações; portanto, o foco do trabalho passou a ser inter-geracional".
O projeto-piloto foi iniciado com nove vovôs. "Passaram pelo projeto 114 idosos, dos quais 45 permanecem atuando", completou.
O usuário do programa, Jessé Pereira da Silva, 76 anos, conta sua satisfação em participar do Programa Vovô Sabe Tudo como informante do bonde turístico. “Fui motorneiro no bonde de 1960 a 1971. Quando a prefeitura resolveu fazer a linha turística e nos convidou a voltar, eu fiquei tão, mas tão feliz, que parecia que eu estava conquistando o meu primeiro emprego”.
Eremita Sapucaia do Carmo, 74 anos, também está participando há cinco anos do Vovô Sabe Tudo. “Minha maior satisfação é ver que, com o que ensino, as alunas também conseguem ganhar o próprio dinheiro”, comemora.
Para participar, os idosos passam por um processo seletivo constituído de inscrição (com critérios previamente estabelecidos: ter idade igual ou superior a 60 anos, ser morador do município de Santos, terem renda pessoal de até R$ 5 mil, possuir uma habilidade que possa ser transmitida especialmente a crianças e adolescentes). Também é necessária uma entrevista individual, onde é aplicada uma escala comportamental e a demonstração da habilidade a uma banca examinadora.
"Uma vez selecionado o idoso é treinado, assina um termo de compromisso com a Prefeitura Municipal de Santos cuja vigência é de 12 meses. Pelo cumprimento de 16h semanais de atividade, o idoso recebe um auxílio monetário no valor de R$ 1 mil", explicou Rosana.
O programa foi premiado em 2009. Além disso, outras cidades gostaram e implantaram o mesmo modelo. Para a coordenadora, os bons resultados do programa são motivos de muita satisfação.
"Em 2009, fomos agraciados com uma importante premiação nacional. Fomos os vencedores em meio a mais de 600 projetos brasileiros com o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, sendo consagrado como o melhor da região sudeste do país. Todos saem ganhando: os idosos, pela valorização pessoal, familiar, financeira e social, e os mais jovens, pela internalização da velhice como processo absolutamente natural do desenvolvimento humano".
Durante a inscrição será necessário apresentar CPF original, comprovante de residência e de rendimentos, além de original e cópia do RG. É preciso também levar uma amostra de sua habilidade. Informações: 3213-1499.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões