Conforme a idade de uma pessoa avança, mudanças vão acontecendo em diversos aspectos: a aparência muda, o metabolismo desacelera, hábitos precisam ser alterados e a saúde pede mais atenção. Uma das reclamações mais comuns entre os idosos são as dores, principalmente nas costas, pernas, joelhos e articulações.
"Isso acontece porque, com o tempo, os ossos ficam menos densos, os músculos enfraquecem e as articulações perdem a flexibilidade", explica a quiropraxista Bia Pimentel, da clínica QuiroVida. O desgaste das articulações, por exemplo, causa artrose. Além disso, idosos são mais propensos a sofrerem lesões músculo-esqueléticas, inclusive devido a quedas. Nessa fase da vida, os danos ao corpo demoram mais tempo para se recuperarem e, muitas vezes, é necessário recorrer a cirurgias e medicamentos. Com o sistema digestivo também mais sensível por causa da idade, os efeitos colaterais dos remédios podem afetar ainda mais a saúde.
A quiropraxia não só alivia a dor, mas trata a origem da enfermidade sem uso de remédios. Os resultados são: alívio da dor, melhora das funções e movimentos, aumento do equilíbrio e da coordenação e prevenção da degeneração. Na prática, o paciente idoso sentirá diferenças positivas ao caminhar, carregar os netos no colo, realizar exercícios físicos e muitas outras atividades diárias.
O processo do tratamento em idosos é, geralmente, diferente do aplicado em jovens e adultos. "Em alguns casos, utiliza-se menos força e movimentos de menor amplitude, para garantir o conforto e respeitar a tolerância do paciente. Caso ele tenha alguma limitação, a técnica é adaptada de acordo com sua condição", completa Bia.
A quiropraxia voltada para idosos tem como objetivo proporcionar qualidade de vida. A quantidade de sessões necessárias para atingir resultados depende de fatores como: idade, danos ocorridos, há quanto tempo existe a dor ou a lesão e, principalmente, da disposição do paciente para mudar seu estilo de vida e fazer o acompanhamento corretamente.
QUIROVIDA
Em 2012 a QuiroVida implantou sua primeira sede no Brasil, com o objetivo de trazer ao país um centro de quiropraxia com padrões internacionais. Sua primeira sede foi fundada em Lima, Peru, no ano de 2002. A preparação de seus profissionais, a eficiência em seus tratamentos e o enfoque na qualidade de atendimento levou a Quirovida a ser líder em serviços de quiropraxia, sendo premiada por sete anos consecutivos como Empresa Peruana do Ano e sendo o único Centro Internacional de Quiropraxia, com seis filiais no Peru, duas na Espanha, uma no EUA e uma no Brasil.
QUIROPRAXIA
A quiropraxia hoje se encontra entre as três maiores profissões na área da saúde nos países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular. Para isso, o quiropraxista, é o único profissional habilitado para identificar e remover estas interferências na coluna, aliviando o paciente dos sintomas e evitando novos problemas.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões