Seminário segue até o dia 14 de abril (Fotos: Portal Infonet)
A problemática dos idosos e a situação dos aposentados e pensionistas no Brasil estão sendo discutidas durante o I Seminário Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SNAPI). O evento começou na manhã desta quarta-feira, 10, no Riverside Hotel, na Coroa do Meio, e segue até o dia 14 de abril com a participação de representantes de todo o Brasil.
O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), Warley Martins Gonçalles, afirma que Aracaju foi escolhida para sediar o primeiro seminário pela necessidade de uma maior mobilização dos aposentados do Estado.
“Serão discutidos vários temas de interesse dos aposentados e pensionistas. Uma das principais questões a ser discutida é a recuperação das perdas salariais. Vamos buscar visitar sindicatos do Estado, aposentados e pensionistas buscando apoio”, ressalta o presidente da COBAP.
Segundo João Valmir, uma das principais discussões é a perda salarial
De acordo com o presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idoso de Sergipe (Faapi/SE), João Valmir de Souza, as perdas salariais é umas das maiores preocupações da Federação. “Hoje estou perdendo quase três salários mínimos, pois nos aposentamos e ganhamos bem abaixo do que ganhávamos. Além disso, há um projeto muito importante que ainda não foi aprovado que a equiparação salarial em que todo reajuste dado aos aposentados terá terá mesmo índice”, explica.
Projetos
Durante o SINAP serão discutidos novos projetos para os pensionistas e aposentados. Segundo João Valmir, representantes do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica participarão do evento apresentando propostas. Um dos projetos que será discutido é o desconto em viagens.
Evento reúne representantes de todos os estados
“Vamos receber um representante do Ministério do Turismo discutir a reativação do programa de viagens para idoso. Além disso a COBAP lançara a própria agência de turismo. Os aposentados e pensionistas poderão viajar com descontos”, afirma João Valmir.
Ainda segundo o presidente da Faapi/SE, foi criado o Partido dos Pensionistas, Aposentados e Idosos (Pai do Brasil) que já tem candidato para disputar as eleições de 2014. Segundo João Valmir, o senador do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT/RS), é um forte candidato as eleições presidenciais para representar os aposentados e pensionistas.
Para a presidente da Faapi/BA, Marise Sansão, o seminário é importante, pois reúne representantes de todos os estados. “ É a oportunidade de reunir todos os representantes das confederações do Brasil para discutir os novos rumos do movimento. Vamos elaborar um único plano de pautas e entregar aos parlamentares dos nossos estados e em Brasília".
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões