Diz-se que quando chega a nossa hora, temos de ir! Mas há coisas que podemos fazer para prolongar esse evento, alcançando os três dígitos, e com saúde. Há cinco zonas geográficas (www.bluezones.com) onde os seus habitantes tendem a alcançar os 100 anos, onde se inclui a ilha grega de Icaria. Todos os habitantes destas zonas têm em comum três pilares:
- Dieta
- Exercício
- Stress diminuto
Obviamente, não há medicina que nos valha se tivermos uma alimentação errada. Mais, comer bem não tem de ser caro ou complicado. Pouco açúcar, gordura saudável, e menos fast-food; mais vegetais, mais frutos, mais aveia, mais frutos secos, feijões e sementes, muito mais azeite e peixe. Menos comida é sempre melhor do que em demasia, portanto devemos comer para viver e nunca viver para comer! Claro que podemos maximizar estes benefícios com a introdução de suplementos alimentares:
- Vitamina D
- Ómega-3
- Magnésio
- Multivitaminas
Mova-se ou perca anos, tem o beneplácito da comunidade médica. É a melhor maneira de manter os nossos sistemas próximos dos níveis da nossa juventude. Mas como em tudo, o que é demais é moléstia. Trinta minutos diários, repartidos em 20 minutos de aerobica intervalada e 10 minutos de treino de resistência de alta intensidade são quanto basta. Finalmente, o stress é o mal da nossa vida actual. A libertação crónica de cortisol causa efeitos devastadores na nossa saúde, lesando todos os sistemas. Um sono adequado (a exposição solar causa um bom sono nocturno), respiração anti-stress, técnicas de relaxamento, ioga, etc. devem constar do nosso dia-a-dia.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões