Conselho Municipal do Idoso de Maceió capacita conselheiros




O Conselho Municipal do Idoso de Maceió, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove nos dias 7 e 21 de novembro, das 8h às 18h, uma capacitação cujo objetivo é aprimorar as habilidades e competências de conselheiros e funcionários da entidade no que se refere ao cumprimento da Política de Assistência e ao Estatuto do Idoso. A atividade é desenvolvida no auditório da Casa Para a Velhice Luiza de Marillac, no bairro de Bebedouro.

Os trabalhos iniciados, na última quarta-feira (7), contou com a palestra “Panorama Geral do Sistema único de Assistência Social (Suas), Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e a Política de Assistência Social (PNAS)”, proferida pela assistente social e técnica da Semas, Ana Tojal. Ainda nesta data foram abordados os temas: “Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso”, conduzido pela defensora pública Lucina Faro; e “Instrumentos de Planejamento do Setor Público e sua Execução”, com a participação da assistente social, Martha Aragão.

Segundo o presidente do Conselho do Idoso, Ronaldo José Pacheco, o idoso ocupa um espaço diferenciado na sociedade. “A vida não para porque uma pessoa envelhece, há muitas coisas que esse segmento pode desenvolver para ter uma melhor qualidade de vida”, ressalta. Representantes da entidade reforçam o fortalecimento das ações no enfrentamento a discriminação, negligência e violência contra o idoso, pois as estatísticas pontuam a presença de casos com essas especificações.

Posse – Os novos conselheiros com atuação referente ao Biênio 2012-2014 foram empossados, no dia 1º de agosto, deste ano.

A posse que aconteceu no auditório da Prefeitura de Maceió, contou com as presenças da secretária-adjunta de Assistência Social, Eliza Barbosa, da assessora especial dos Direitos Humanos, Mabel Freire, do representante do Conselho Estadual, Petrúcio dos Santos, da representante da Associação Brasileira de Alzheimer, Maria José e da assessora técnica do Conselho Municipal do Idoso, Jonorete Carvalho. O Conselho do Idoso é formado por representantes da sociedade civil e governo em âmbito municipal.

Comentários