Conforme dados fornecidos pelo IBGE, levantados no Censo de 2010, Passo Fundo conta hoje com 24 mil e 902 pessoas com idade superior aos 60 anos. A nova realidade vem se refletindo em todo o país, onde avanços da medicina tem proporcionado maior longevidade à população. Mas com a idade avançada surgem também os problemas de saúde e outras dificuldades.
Na tarde de ontem, Dia do Idoso, a Rádio Uirapuru conversou com a coordenadora do Balcão do Consumidor, Denise Cornélio da Luz, a qual explicou que a maior dificuldade enfrentada pelo governo e sociedade é manter a qualidade de vida desta população.
Denise explica que as pessoas que atualmente chegam aos 60 anos estão com mais problemas de saúde do que as que passaram a casa dos 70. Tratar do envelhecimento da população será o grande desafio dos novos governantes. Em Passo Fundo, mais de 1200 pessoas consideradas idosas estão inseridas no mercado de trabalho, sendo o equivalente a 5% do total da faixa etária.
O Lucas Araújo é o bairro na cidade onde residem mais idosos, muitos, em virtude da existência de dois grandes asilos na região. A estimativa é de que no próximo Censo, previsto para 2015, a cidade acrescente mais 20 mil pessoas acima dos 60 anos.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões