Comer carne de peixes pode evitar osteoporose


A vitamina D aliada a exposição ao sol ajudam na absorção do cálcio pelo organismo.Fontes de vitamina D, os peixes, aliados a exposição solar regular, reforçam a ação do cálcio no organismo e evitam o fenômeno de "encolhimento" de idosos

A vitamina D, divulgada recentemente como importante arma para aumentar o equilíbrio em idosos, também pode ser encontrada em peixes como Salmão, Atum e Bacalhau, em alguns cereais e ajuda a prevenir a osteoporose.

Segundo o Dr. Mauro Scharf, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ Dasa, a vitamina D é responsável pela ação que regula o deposito do cálcio em nossos ossos. "O metabolismo do cálcio, por meio da vitamina D, previne a osteoporose e evita também aquele aspecto de que os idosos estão encolhendo, fenômeno ocasionado pela perda de massa óssea", comenta Dr. Scharf.

Além da ingestão de peixes, fontes de vitamina D, a população deve se submeter à exposição solar com regularidade, que ativa a vitamina em nosso organismo e é importante para todas as idades, desde crianças até idosos. O endocrinologista ressalta a importância de tomar sol antes das nove horas da manhã ou após as 16 horas, com a proteção dos filtros solares comuns, que apesar de diminuirem e filtrarem raios UVB, não impedem a ativação da vitamina D.

"O ideal é que as pessoas fiquem expostas ao sol cerca de 20 minutos por dia e consumam carnes de peixes pelo menos duas vezes na semana", completa Dr. Mauro.

Vale lembrar que a ingestão de cápsulas de vitamina D deve ser feita apenas quando prescritas por especialistas e o uso deve ser controlado para evitar intoxicações e efeitos colaterais. Muitas das vitaminas D disponíveis comercialmente, principalmente nos medicamentos infantis, estão associadas à vitamina A e isso aumenta o risco de efeitos colaterais ao sistema nervoso central, devendo ser prescritas exclusivamente pelo médico.










Comentários