Aumento da população da terceira idade é bom para os negócios, diz Fecomercio



A população de idosos está crescendo no Brasil, conforme apontam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2). O aumento dessa expectativa de vida pode explicar, em parte, a recuperação do varejo em momentos de crise econômica.

De acordo com o levantamento do IBGE, quase 11% dos brasileiros têm 60 anos ou mais, percentual que representa cerca de 20,5 milhões de pessoas.

No comparativo histórico, a pesquisa avaliou que, enquanto em 1960 a terceira idade representava 4,7% da população brasileira, em 2000, essa participação já responde por 8,5% do total de consumidores no mercado interno.

Aumento das vendas
No entendimento do economista-chefe da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio), José Fernando Silva, o impacto dessa nova massa de consumidores ativos sobre o varejo gera um ciclo de altas nas vendas sazonais, já que a população da terceira idade tem grande representatividade (23,6%) no poder de compra.

O especialista explicou ainda que o aumento da expectativa de vida, que resulta em maior consumo, é normal em regiões em processo de desenvolvimento.

“No caso do consumo da população acima dos 60 anos em Manaus, houve um ingresso importante de uma fatia de consumidores com grande poder de compra que migraram para as classes C e D. Um dos resultados desse aumento de consumo foi o aumento da inadimplência no varejo”, afirmou ao EM TEMPO Online.

Segmentação
Apesar de ainda não estar devidamente segmentado, o varejo amazonense tem investido cada vez mais nesse nicho de mercado.

Para o economista, a mudança na expectativa de vida dos consumidores já influencia nas estratégias de venda e marketing da atividade comercial.

“O setor de serviços e turismo já apostam nesse segmento há algum tempo. O exemplo mais claro é o setor de pacotes de viagens. Mas no cômputo geral os lojistas ainda estão se preparando para atender essa fatia. Não diria que falta segmentação, apenas uma visão mais ampliada do empresário local para atender esse público específico”, explicou.


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