Mobilização antecipa comemoração do dia do idoso


Acontece de quinta (27) a segunda-feira (01/10) a Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento, que vai promover atividades de lazer, campanhas de saúde, palestras, apresentação de filmes e concurso de beleza em vários municípios do Paraná. As atividades marcam o Dia Nacional e Internacional do Idoso, que será celebrado em 1 de outubro. A promoção é do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná,
As ações buscam conscientizar a população sobre o respeito à pessoa idosa. Com enfoque na qualidade de vida ao envelhecer e nos direitos do idoso, a Mobilização tem como referencial o Estatuto do Idoso, lei federal que regula os direitos dos cidadãos com mais de 60 anos, e que, segundo o presidente do CEDI, José Araújo da Silva, precisa ser melhor conhecido e atendido.
A Move identificará as atividades feitas no Paraná para a população idosa e articulará as organizações governamentais, não governamentais e movimentos sociais, para ampliar os espaços de discussão sobre o envelhecimento.
“Os conselhos municipais desenvolvem um brilhante trabalho em cada município paranaense, fazendo com que as pessoas idosas sejam protagonistas. No contexto da Move, a participação deles é fundamental”, disse Silva.
Dentro das políticas públicas para o idoso, o Conselho e o Ministério Público elaboraram um projeto de lei para criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. O Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa está em fase final de habilitação para receber doações.
Move - no Paraná a população está se tornando cada vez mais idosa. O grupo populacional que mais cresce ultimamente é o dos indivíduos com 60 anos de idade ou mais. O aumento da longevidade é considerado uma conquista social, marcando a necessidade de continuar a organização e pressão por melhores condições de vida, maior progresso no campo da medicina e avanço na área tecnológica.
Por outro lado, o envelhecimento populacional é visto com preocupação, porque acarreta mudanças no perfil das demandas atendidas através de políticas públicas, e apresenta novos desafios para o Estado, a sociedade e para a família.
Segundo dados estatísticos, a população idosa (com mais de 60 anos de idade) do Paraná ultrapassa hoje um milhão de pessoas. Para atender a esta demanda crescente no campo das políticas públicas, e discutir as temáticas da pessoa idosa, o CEDI promove, desde 2003, a Move.
O Conselho, junto com secretarias de Estado e entidades da sociedade civil, é parceiro neste projeto, propondo, orientando e acompanhando a agenda de eventos sobre o tema.
Os interessados em participar das atividades da Move podem procurar as secretarias municipais de Assistência Social ou os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso de suas cidades.
O Conselho dos Direitos do Idoso informa que estão à disposição da população idosa alguns serviços importantes que podem ser acessados sempre que houver necessidade.
O Disque Idoso Paraná atende pelo telefone 0800410001 ou pelo e-mail: disqueisodo@seju.pr.gov.br
O Centro de Referência do Idoso fica na Rua Prof. Brasílio Ovídio da Costa, 700 – Portão, em Curitiba.
Informações pelos telefones (41) 3342-9425 e 3244-5975.

Comentários