Coração forte e circulação em dia significam uma vida plena e saudável. A orientação para uma existência com baixo risco de enfarte e demais problemas do coração, acidentes vasculares (AVC), arteriosclerose, pressão alta e outras doenças relacionadas começa no prato.
Divulgação
A rotina de movimento e alimentação saudável deixam o coração forte.O grupo gordura, cigarro, carboidrato e sódio reúne agentes que prejudicam o organismo. Além dos fatores genéticos, vários males resultam de excessos e descuido como o sedentarismo e alimentação ruim.
A médica geriatra (especialista em terceira idade) Renata Moura é taxativa ao dizer que eliminar os fatores de risco e conquistar qualidade de vida é fundamental para viver mais e melhor. "A orientação é retirar o que faz mal, a começar pelo cigarro, e adotar ações preventivas", afirma.
Ela recomenda moderação no consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação balanceada e uma rotina de atividades físicas, além de seguir as orientações dos médicos, quando em tratamento. "Tomar os remédios da forma correta é essencial para manter o corpo protegido. Não adianta comer mal e depois tentar tomar vitaminas para compensar", destaca.
Em dia - O paciente já diagnosticado com diabetes e pressão alta deve ficar sempre atento à medicação. Tomar remédio de forma errada aumenta o risco de morte. Para todo mundo, viver bem quer dizer manter o corpo bem hidratado, em movimento e com o sono em dia. No prato, alimentos frescos e coloridos, carnes magras e menos carboidratos (prefira os integrais).
URGÊNCIA - As doenças do sistema circulatório são a principal causa de mortes no mundo. No Brasil, representavam cerca de 33%, em 2011, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões