Uma situação muito crítica é a reposição de hormônios em doses acima das fisiológicas em indivíduos sadios e com níveis hormonais adequados ou mesmo até desconhecidos.
Uma das únicas certezas que os seres humanos têm é que todos envelhecerão. Gostando ou não, isso faz parte da vida. Negar ou tentar mudar isso é uma das maiores fugas que um homem pode tentar abstrair. O processo biológico de envelhecimento do organismo humano é acompanhado, entre outros fatores, de um natural decréscimo na produção endógena de alguns hormônios sem que este fato seja considerado como a causa do envelhecimento.
O papel desta situação fisiológica normal ainda não é bem explicado, mas como exemplo podemos citar que a redução da produção de hormônio do crescimento que ocorre com o aumento da idade pode ser uma forma de proteger o organismo do desenvolvimento e do crescimento de células tumorais. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia a Metabologia (SBEM) alerta que embora muitos médicos defendam que os hormônios denominados “bioidênticos” sejam a chave para reduzir o processo de envelhecimento do corpo de maneira natural, nada está comprovado cientificamente e a população deve tomar cuidado com tais promessas.
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões