Foram registradas 126 denúncias no primeiro semestre em Sorocaba.Em todo o ano passado, foram 100 casos. Um problema grave que faz parte da realidade de muitas cidades: os maus-tratos aos idosos. As denúncias aumentaram, como mostra a reportagem do TEM Notícias. Em Salto (SP), um caso chamou a atenção. Foi graças a uma denúncia que as autoridades chegaram a uma idosa de 85 anos, que sofria maus-tratos.
Hoje, Francisca passa por sessões de fisioterapia. Conforto, alimentação e a assistência de uma equipe de enfermagem também fazem parte da rotina da idosa, mas por muito tempo não foi assim. Ela foi encontrada abandonada em uma casa, sem as mínimas condições de higiene, e agora passa por um lento processo de recuperação.
A Guarda Municipal constatou a situação de precariedade em que ela vivia. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária. O Conselho Municipal do Idoso da cidade assumiu o caso e prestou os primeiros atendimentos à idosa, que estava com ferimentos pelo corpo e desnutrida.
A Delegacia da Mulher instaurou inquérito para apurar crime de abandono. A história de Francisca ganhou repercussão na cidade e novos casos começaram aparecer.
Na casa para idosos, Francisca divide espaço com mais 46 moradores. Quase todo o trabalho assistencialista é mantido com doações da população. Segundo o presidente da instituição, existe até lista de espera.
De acordo a Secretaria de Cidadania de Sorocaba, no ano de 2011 foram 100 denúncias que envolvem abandono e vários de tipos de violência contra o idoso. Este ano, somente nos seis primeiros meses, foram 126 denúncias. Cerca de 60% dos casos envolvem negligência da família. Entre os casos de violência destacam-se a física, social, psicológica e financeira.
As denúncias de maus-tratos a idosos podem ser feitas de várias formas: na Secretaria de Cidadania, Polícia Militar ou Civil, disque-denúncia, através do 181 e, no caso de Sorocaba, no 3º DP, que hoje mantém a Delegacia do Idoso e atende ocorrências relacionadas à terceira idade.
Denúncias de maus-tratos contra idosos crescem na região de Sorocaba, SP (Foto: Reprodução TV Tem)http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/07/denuncias-de-maus-tratos-contra-idosos-crescem-na-regiao.html
Comentários
Postar um comentário
Comentarios e Sugestões