Nutrientes, têm ação indispensável contra envelhecimento precoce, afirma estudo.


Pesquisas comprovam que certos nutrientes têm ação indispensável contra o envelhecimento precoce. Confira o que não pode faltar na alimentação.


Uma coisa é certa, e temos que ter isto em mente, não adianta lambusar o rosto de cremes, se nós não capricharmos no cardápio. Aquilo que entra pela boca, se reflete diretamente na beleza da pele e na saúde dos cabelos e outros órgãos .

Um estudo no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition aponta os ômegas e a Vitamina C como aliados contra a rugas.

Os estudos mostraram dois(2) nutrientes, após uma análize da epiderme de um grupo de 4.024 mulheres. Cabe ressaltar, que quando o assunto é estética, a dupla de nutrientes acima citado é sempre mencionada.

Os ômegas 3 e 6- que são aquelas gorduras famosas pela proteção cardiovascular, que atua nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo, o que contribui para a integridade da derme a Vitamina C, é uma espécie de coadjuvante no estímulo e formação do colágeno, diz a dermatologista Shirlei Barelli, membro da Sociedade brasileira de Dermatologia.

Ou seja, ela colabora para a recuperação dos tecidos e dá firmeza. Isso porque o colágeno, que é um tipo de proteína estrutural, tem tudo a ver com a elasticidade e a resistência da pele.
E os méritos da vitamina C não param por aí. A substância presente em frutas cítricas é um poderoso antioxidante. Para a nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, essa associação é fundamental para combater o envelhecimento precoce."Também vale destacar os carotenoides" afirma a nutróloga, para quem não recorda carotenoides são pigmentos, com destaque para o licopeno, presente no tomate, e o betacaroteno, que dá cor à cenoura.

Marcella também chama atenção para compostos conhecidos como os polifenois. Um dos componentes desse grupo é o ácido elágico que contém nas frutas , na amora, na cereja e outras frutas vermelhas, onde foram estudadas por cientistas coreanos na Universidade Hallym. Foram estes cientistas que constataram seu poder na preservação de células da pele, exposta a radiação solar. Minerais, como o selênio, além de Vitaminas A e E, têm funções parecidas. Para garantir a ação dos antioxidantes presente, necessário é ingerir estas frutas anteriormente descritas, minerais selênio, vitaminas A e E e outras para que possa evitar danos celulares.

SUPLEMENTOS PARA FIRMEZA DA PELE
Ao fazer a opção por suplementos, poderá ser uma boa idéia para quem não consegue se alimentar como manda o figurino. Atualmente existe milhares de opções de produtos de acordo com a nossa necessidade "Elas contém minerais e antioxidantes que contribuem para a firmeza da pele e para o fortalecimento de cabelos e de unhas. Existe também as cápsulas gelatinosas que ajudam a combater a flacidez, colágeno em pó diluído em agua ou sucos, afirma a nutricionista Lara Natacci.

Para o dermatologista Humberto Frucchi, do Hospital Santa Isabel, em São Paulo, a alimentação equilibrada, e com o devido espaço para as frutas e hortaliças, garante a saúde do maior órgão do corpo. As Carnes magras, peixes e ovos também não podem ficar de fora do cardápio, avisa o médico dermatologista Frucchi. Esses alimentos são ricos em proteínas, nutrientes que previne a perda muscular, o que é indispensável para evitar a flacidez.

Mas afirma o dermatologista: é certo que, quanto mais hidratado o organismo estiver , mais viçosa será a pele, mas ao tomar água ao longo do dia permite a eliminação de muitas toxinas. Ainda afirma o dermatologista que o chá verde temo mostrado se muito eficaz na prevenção do envelhecimento, em um estudo com 60 voluntárias, realizado por pesquisadores alemães e publicado na revista científica The Journal Of Nutrition

Aqui no Brasil, o chá mate tem sido muito elogiado por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro( UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). Já nos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, o professor Samuel Santos Valença, e a estudante de Nutrição Marina Valente Barroso e a doutoranda Manuella Lanzatti ofereceram para camundongos idosos, durante 10 meses , uma bebida feita com a erva tostada. Outro grupo de roedores bebeu água."No final do período, notou-se, que os animais que consumiram o mate, tinham aspecto mais preservado e a pelagem estava mais saudável" relata o professor. E mais: análizes mostraram que genes específicos relacionados ao combate do envelhecimento eram mais ativados nesse grupo. Uma das estrelas do mate atende pelo nome de ácido clorogênico ." Ele tem potente ação antioxidante" revela Valença. então o segredo é, mais uma vez, ocombate aos radicais livres

Apesar de até agora termos falado muito da cútis, saiba que todos esses ingredientes também favorecem as madeixas. Entretanto, um nutriente em particular merece entrar no seu prato para deixar os fios de cabelo mais sedosos. Este ingrediente trata -se do Silício. Esta substância aparece em um estudo realizado pelo dermatologista Ricardo Tadeu Villa. Para o trabalho, foram recrutadas 34 alunas de pós graduação da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, que toparam raspar o cabelo na região da nuca." Avaliamos o crescimento e a força dos fios durante três meses e, depois disso, oferecemos um suplemento feito com o mineral" conta Villa professor da instituição.

A turma consumiu a suplementação por 5 meses e, nesse período, os fios passaram por novos testes em laboratório de Cosmetologia da Universidade de São Paulo." Foram diversos cálculos, e pudemos concluir que houve um aumento de 38% na média de crescimento", afirma. Também ficou evidente que o cabelo estava mais resistente ao estresse do dia a dia, ou seja, aos xampus e afins.

O mecanismo por trás dessa atuação é a participação do nutriente na produção de queratina, diz. Traduzindo: ele interfere na estrutura dos fios de capilares, que já nascem fortes.
Segundo a nutricionista Lara Natacci Cunham da Dietne Assessoria Nutricional, em São Paulo, além de embelezar o cabelo, o silício é um paladino contra a celulite. É que o silício zela pela estrutura da pele e protege as fibras de colágeno de futuros estragos. Para quem anda lutando contra os furinhos, também é importante manter um peso saudável, já que a obesidade favorece o aparecimento da celulite.

Mas estar de bem com a balança, ajuda a ficar de bem conosco mesmo e da um chega prá-lá nas estrias e outros problemas.

As maiores fontes de nutrientes para deixar a pele e os cabelos mais bonitos e forte:
. Ácido Elágico= Amora,cereja, morango, romã
. Betacaroteno= Cenoura, manga, melão, cantaloupe, abóbora.
.Licopeno= Tomate, goiaba vermelha, melacia, pitanga
.Ômega 6 = Oleos de soja, girassol e milho.
.Ômega 3= Salmão, sardinha, semente de chia, linhaça
. Selênio= Castanha do pará, truta, camarão.
. Silício= Trigo, aveia, centeio, cevada.
. Vitamina A = ovo, abóbora, espinafre, pimentão.
.Vitamin C= Acerola, caju, kiwi, mamão, laranja.
.Vitamina E= Gérmem de trigo, mêndoas, nozes, amendoim.
OBS: Temos vitaminas no site, proteínas, colágeno e outros produtos.

Comentários