Insônia, um problema vivenciado por muitos idosos



A insônia e os distúrbios do sono afetam quase toda a população e, principalmente, os idosos que estão entre os assuntos médicos mais discutidos. A falta de sono, que se manifesta de maneira frequente, interfere na qualidade de vida da pessoa idosa. Sendo essa, uma das queixas mais comuns que afetam, na grande maioria, idosos saudáveis.

Com a noite mal dormida, outros sintomas são comuns aparecer como: sensação de cansaço durante o dia e problemas musculares que surgem devido as alterações do sono (bursites, refluxo gastroesofágico, tendinites, mialgias (dores musculares), cervicalgias (torcicolos)). Problemas esses que são consequência de esforços posturais e posições mal acomodadas durante noites de Insônia.

O problema crônico começa a se manifestar, geralmente, entre os 40 e 50 anos de idade. Essas alterações podem estar relacionadas com doenças, com uso de alguns medicamentos ou com a ingestão de alimentos excitantes no período da noite, tais como: café, chá, chimarrão e refrigerantes a base de cola.

Abaixo segue algumas dicas de como prevenir a insônia:
O idosos deve evitar ingerir após as 18 horas, substâncias estimulantes como chá preto, mate e café;
A noite, evitar ingerir líquido, pois acordar para urinar pode gerar dificuldade para adormecer novamente.
Converse com seu médico sobre a possibilidade de mudar de horário da medicação que aumenta a vontade de urinar.
Mantenha a iluminação mínima no quarto.
Evitar ficar muito tempo a noite assistindo televisão ou lendo.
Atividades prazerosas, exercícios leves e massagens ajudam a relaxar e melhoram a qualidade do sono.
Busque identificar quais as causas da insônia ou sonolência. Muitas vezes ela acontece por sentimentos de medo, angústia ou algum desentendimentos familiares.


Comentários