Hospital realiza palestra gratuita sobre prevenção de quedas na terceira idade


Assunto é tema de encontro marcado para sábado (24), no VITA Batel, em Curitiba

As quedas não são intencionais e independem da faixa etária, porém, o risco torna-se maior com o aumento da idade. Após os 65 anos, a incidência pode aumentar, resultando em fraturas e ocasionando internação e incapacitação. Com o objetivo de levar informação e melhorar a qualidade de vida dos idosos, o encontro mensal do Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel voltado à população maior de 60 anos, terá como tema "Prevenção de quedas na terceira idade". O encontro, que terá como convidado o ortopedista e traumatologista Nelson Salles Junior, acontece no sábado (24), a partir das 8h30, no CEVITA - Centro de Estudos do VITA Batel, em Curitiba.

Salles explica que a queda de idosos pode causar sérios prejuízos à qualidade de vida, podendo resultar em fraturas e gerando imobilidade e dependência dos familiares. Geralmente, há mais de uma causa ou fator de risco envolvido nas quedas. Na maioria das vezes estão associadas a problemas auditivos ou de visão, dificuldade de equilíbrio, perda progressiva de força nos membros inferiores, osteoporose, dentre outras situações clínicas que aumentam os riscos de uma pessoa idosa cair. "Em grande parte dos casos, as fraturas relacionadas às quedas acontecem na pélvis, quadril, espinha dorsal, braços, mãos e tornozelos", destaca.

Durante a palestra, o médico vai dar dicas e explicar os cuidados que devem ser tomados para prevenir quedas, como adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas, até adaptações nas residências. Segundo o especialista, a maioria dos idosos tem pelo menos um episódio de queda por ano, às vezes com consequências graves. "As mulheres com mais de 60 anos têm estão mais propensas a sofrerem quedas que os homens da mesma idade", explica o especialista.

O Viver Mais VITA - Melhor Idade inicia com um café da manhã, seguido da palestra e de atividades culturais e físicas, que incentivam a mudança de hábitos dos participantes. O encontro tem como objetivo levar informação, entretenimento e qualidade de vida ao público da terceira idade.

O programa conta com o apoio do Laboratório Frischmann Aisengart, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos na palestra, que tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3883-8414 ou (41) 3883-8465.
Mais informações

*Ocorrência de quedas por faixas etárias a cada ano:
• 32% em pacientes de 65 a 74 anos
• 35% em pacientes de 75 a 84 anos
• 51% em pacientes acima de 85 anos
• No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano.
Consequências:
• 5% das quedas resultam em fraturas.
• 5% a 10% resultam em ferimentos importantes necessitando cuidados médicos.
• Mais de dois terços daqueles que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes.
• Os idosos que caem mais de duas vezes em um período de seis meses devem ser submetidos a uma avaliação de causas tratáveis de queda.
• Quando hospitalizados, permanecem internados o dobro do tempo se comparados aos que são admitidos por outra razão.
Terceira Idade - A população brasileira está envelhecendo. Já são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos - 7,3% dos habitantes no país, atualmente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil aumentará 16 vezes o número de idosos, em relação a 1950.
* Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Serviço
Programa "Viver Mais VITA - Melhor Idade"Palestra "Prevenção de quedas na terceira idade"
Data: sábado, 24 de novembro, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel, Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883.8414 ou 3883.8465


Comentários