Envelhecimento dos cabelos


Não é só a pele que envelhece, mas também os cabelos. Além de brancos, a tendência é um afinamento e perda da densidade habitual que se vai observando ao longo dos anos. Nascemos com cabelos finos que, em torno dos 7 a 9 meses começam a serem substituídos por fios mais grossos. Mas este ainda não é o cabelo definitivo.

É muito comum ouvir pessoas que dizem ter tido cabelos lisos até a puberdade e que, de repente, eles ficaram ondulados ou crespos. Isto ocorre porque só apresentamos o nosso cabelo definitivo durante a adolescência, quando sofremos a influência dos hormônios sexuais. Por este mesmo motivo, fazer tratamentos de coloração ou alisamento em crianças pré-adolescentes não é nada indicado. Há de se esperar que os fios amadureçam e só então possam ser cosmeticamente modificados.

No início da adolescência, as meninas podem apresentar uma queda súbita de cabelos que é fisiológica e auto-limitada. Já os meninos, começam a mostrar uma acentuação das “entradas” da região temporal do couro cabeludo, o que também é um fenômeno normal. Aos 35 anos, atingimos a densidade máxima de nossos cabelos, caso, é claro, não haja nenhum distúrbio orgânico que influencie este processo. Na mulher, por volta dos 45 anos, já se inicia uma leve perda de densidade causada por dois motivos: diminuição dos hormônios sexuais pela proximidade da menopausa e diminuição do tempo de duração da fase de crescimento e desenvolvimento do pelo (fase anágena fica mais curta).

Além disso, é indiscutível que os fios começam a perder a capacidade de pigmentação e vão se tornando grisalhos e posteriormente brancos. Em pessoas brancas, podemos já ver fios grisalhos aos 25 anos, mas os fios se misturam aos cabelos mias claros e tendem a não aparecer muito. Em pessoas negras ou asiáticas, os fios brancos tendem a aparecer bem mais tarde, porém logo se destacam no fundo escuro e aparecem mais.

É verdade que os fios brancos são mais grossos e crescem mais rápido. Infelizmente. Por isso, quem pinta os cabelos para escondê-los, deve considerar a necessidade de retoque a cada 15 dias. É comum achar que a tinta saiu por causa do xampu, mas na verdade as tinturas permanentes não saem nas lavagens. A raiz é que cresce e os pelos brancos crescem na velocidade máxima! Por isso tonalizantes não são indicados para cobrir os cabelos brancos, já que estes desbotam nas lavagens e a raiz branca já tingida fica com efeito de cor “transparente”.
Além de brancos, mais ralos! O que fazer?

Há várias maneiras de se evitar ou minimizar esta perda de densidade capilar que ocorre com a idade. Pode-se associar medicamentos orais, como a finasterida, ou de aplicação local, como o minoxidil, que só podem ser prescritos pelo médico dermatologista, já que seu uso sem acompanhamento médico pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais graves. São muito usados também os suplementos de agentes antioxidantes como coadjuvantes desta luta, principalmente porque já existem muitos estudos que apontam para um efeito protetor contra o aparecimento de cabelos brancos pelo uso de agentes antioxidantes. Ainda não se sabe se o uso oral ou local dos antioxidantes pode por si só influenciar neste processo, mas os cientistas estão muito empenhados em descobrir isso e creio que, em breve, poderemos ter algumas medidas mais eficazes na prevenção dos fios brancos.

Há muitos cosméticos que promovem um aumento na espessura e densidade dos fios.

Além de medicamentos, os cosméticos também ajudam a minimizar os efeitos da perda capilar da idade. Há muitos cosméticos que promovem um aumento na espessura e densidade dos fios, por conterem substâncias que se depositam nos fios dando a impressão de que estes se tornaram mais grossos e resistentes, cobrindo a pele do couro cabeludo que muitas vezes já aparece principalmente nos fios molhados sobre a área do repartido.

Há vários novos cosméticos em desenvolvimento para este fim. Cada vez mais o público alvo de mulheres com mais de 40 anos cresce em importância para a indústria dos cosméticos para cabelos.

Também a proteção solar pode evitar os danos causados pela exposição de raios ultravioleta, infravermelho e luz visível. O aparecimento de fios brancos revela que a melanina não mais protege a queratina e os óleos naturais dos fios contra os raios luminosos, deixando a fibra capilar mais vulnerável aos danos. Os melhores protetores são mesmo os chapéus feitos de material denso com fibras bem fechadas para não passar luz. São indispensáveis na praia. Já no dia a dia, os melhores filtros solares capilares são aqueles que estão contidos nos finalizadores de penteado para serem usados sob o calor do secador, pois são capazes de formar um filme bem uniforme e resistente. Os xampu s e cremes não formam filme homogêneo e saem facilmente na água.

Procure um dermatologista associado da Sociedade Brasileira de Dermatologia para cuidar não só da sua pele, mas dos cabelos. Eles também vão envelhecer e devem ser muito bem cuidados para que sempre se mantenham saudáveis em qualquer idade!



http://protetoresdapele.org.br/envelhecimento-dos-cabelos/

Comentários