Curso de Cuidadores de Idosos dará certificado da Sociedade Brasileira de Geriatria


Nos próximos dois sábados, 24 de novembro e 1º de dezembro, o Rotary Clube de São José do Rio Pardo irá promover o terceiro curso de Cuidadores de Idosos. A novidade neste ano é que os participantes receberão um certificado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. As vagas são limitadas.

O curso tem o objetivo de capacitar pessoas e familiares com orientação técnica e psicológica, com intuito de prevenir complicações, promover mais autonomia e independência, melhorando a qualidade de vida dos idosos, e seus cuidadores.

De acordo com os organizadores, “devido à grande expectativa de vida da população, e aumento em grande escala da faixa etária dos idosos, são necessários que instituições, profissionais da área da saúde e poder público, se mobilizem nesta missão”.

No dia 24, o curso será realizado das 13h00 às 17h00, e no dia 1º, das 13h00 às 18h00, na sede do Rotary, localizado à avenida João Batista Junqueira, 217.

Para participar do curso, os inscritos deverão doar um quilo de alimento não perecível no Rotary, em horário comercial, no primeiro dia do curso. As inscrições podem ser feitas em um dos postos: Secretaria de Saúde, rua Coronel Alípio Dias, nº 693; Rádio Notícia, avenida João Batista Junqueira, nº 55; Optica Especializada, rua Francisquinho Dias, nº 522; Consultório médico do geriatra Jean Pierre de Alencar, rua Jorge Tibiriçá, nº 354; Centro de Referência do Idoso, rua Elisário Dias Guillon, Jardim Santos Dumont; e Centro de Convivência da Terceira Idade, avenida Maria Salgado Braghetta (Perimetral).

A organização do curso é do médico e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Jean Pierre de Alencar, que conta com o apoio de uma equipe de profissionais especialistas na área da saúde e no processo de envelhecimento, como médicos, psicólogo, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, e técnicos de enfermagem.

“Neste ano devido ao sucesso e procura dos anos anteriores estamos com novos assuntos, e palestras imperdíveis com profissionais especialistas. Teremos ainda nos módulos, oficina prática para os participantes com os profissionais da secretaria de saúde de São José. Não deixem de participar, este curso trará muita confiança a vocês que cuidam de idosos ou que querem aprender a cuidar. Além da confiança, vocês estarão aptos a exercerem essa função que é tão importante para o desenvolver de toda a sociedade”, explicou o geriatra.

Os temas debatidos durante o curso são: cuidados com a dieta, prevenção de quedas, prevenção de úlceras de pressão (escaras), direitos e deveres dos cuidadores, cuidados ao transporte, orientação aos idosos frágeis com dificuldade de locomoção no banho, entre outros.

“Neste ano contamos com a palestra do médico do SAMU, Vitor de Sá de Alburquerque, que fará um módulo de orientação aos cuidadores sobre as principais emergências com idosos. Também contamos com a participação do Cabo do Corpo de Bombeiros, Eduardo Souza Silva”, disse Jean.
Mais informações poderão ser obtidas nos telefones 3682 9900 ou 3681 6341.



Comentários