Contra o envelhecimento - Ação dos antioxidantes protege as células


Alimentos com muito carboidrato refinado e gorduras maléficas aceleram a degeneração das células.

Envelhecer com saúde depende de muitos fatores que vão além da genética. O estilo de vida é um deles; hábitos alimentares, atividades físicas, clima, fumo, vícios, entre outros, são variáveis que influenciam na forma como envelhecemos.

Estudos comprovam que a alimentação é o fator mais decisivo para o envelhecimento precoce. Sendo assim, ter uma dieta equilibrada, com atenção especial aos alimentos antioxidantes é uma forma de prevenção.

A nutrição está diretamente ligada à qualidade de vida e à longevidade do ser humano, por isso desempenha um papel essencial nas capacidades físicas e mentais, aumenta a resistência às doenças e ajuda a manter a forma.

Antioxidantes

A ação dos antioxidantes consiste na proteção das células contra os danos dos radicais livres. Estes radicais são moléculas tóxicas formadas pelo corpo; responsáveis pelo dano das membranas celulares, o que resulta no envelhecimento precoce.

Diversos alimentos possuem os antioxidantes, aqueles com as vitaminas A, E e C auxiliam a impedir a ação prejudicial dos radicais livres.

Inclua no cardápio

Frutas e hortaliças de cor vermelha e laranja (romãs, amora, morango, framboesa, abóbora, cenoura, etc), estas são ricas em vitaminas A e C, bioflavonóides e carotenoides. Óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos integrais, vegetais e folhas verdes. A vitamina E contribui para manter a elasticidade natural da pele.

Carnes magras e sementes, como a castanha do Pará, de caju, amêndoas e nozes; ricas em selênio são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Além destes, consuma frutos do mar, feijões, lentilhas, chá, cacau, ervas e especiarias.



Comentários