Café pode contribuir para aumentar longevidade


Café pode contribuir para aumentar longevidade
Café pode contribuir para aumentar longevidade

Os resultados de estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine vão animar os amantes da cafeína. Um grupo de cientistas concluiu que beber uma chávena - ou mais - de café por dia pode ajudar a reduzir o risco de morte causada por doenças crónicas, como diabetes ou problemas cardíacos.

Este é um tema polémico, dado que, até hoje, vários estudos associaram o consumo de café a benefícios para a saúde, ao passo que outros mostraram que a cafeína pode prejudicar o coração devido aos efeitos negativos sobre a tensão arterial ou o colesterol.
Investigadores dos National Institutes of Health dos EUA decidiram aprofundar a pesquisa e seguiram mais de 400 mil homens e mulheres saudáveis com idades entre os 50 e os 71 anos por mais de 13 anos, período durante o qual 13% dos participantes faleceram.
Em termos globais, a equipa observou que quem bebia café apresentava menores probabilidades do que quem não o fazia de morrer durante o período analisado. Quanto maior a quantidade de café ingerida, menor o risco de mortalidade.
"Tem havido preocupações sobre o facto de o café poder aumentar o risco de morte e estes resultados mostram que tal não é necessário", afirmou Neal D. Freedman, coordenador do estudo e investigador do National Cancer Institute.
Até mesmo o consumo moderado de café se mostrou relacionado com melhores probabilidades de sobrevivência. Durante o estudo, o ato de beber uma chávena por dia apareceu associado a um risco 6% menor de morte entre os homens e de 5% entre as mulheres.
Segundo Freedman, as vantagens do café podem ter a ver com o facto de este contar com muitos compostos anti-oxidantes promotores da saúde. "Há dados que comprovam que estes componentes podem prevenir a resistência à insulina e diminuir o risco de diabetes", sublinhou.

Comentários